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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.47.2011.tde-20072011-112029
Document
Author
Full name
Eduardo Neves Pedrosa de Cillo
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Hübner, Maria Martha Costa (President)
Faleiros, Pedro Bordini
Figueiredo, Sâmia Hallage
Pergher, Nicolau Kuckartz
Zamignani, Denis Roberto
Title in Portuguese
Auto-fala em simulação de esportes: comparação dos efeitos de reforçamento diferencial e instrução no desempenho de iniciantes
Keywords in Portuguese
Análise do comportamento
Aprendizagem motora
Burrhus Frederic Skinner (1904-1991)
Comunicação oral
Comunicação verbal
Psicologia do esporte
Abstract in Portuguese
A iniciação esportiva tem sido foco de diversos estudos nas áreas das Ciências do Esporte e da Psicologia do Esporte. A aquisição de habilidades, como uma área específica, também tem concentrado esforços de diversos pesquisadores. A Análise do Comportamento aplicada a estes campos tem muito por oferecer. Estudos sobre comportamento verbal, especificamente, podem contribuir substancialmente para a solução de problemas na relação entre professores/ treinadores e iniciantes. Um procedimento, frequentemente utilizado e descrito na literatura específica é a auto-fala, que consiste em verbalizações emitidas para um falante, tendo ele mesmo como ouvinte. Ambientes esportivos costumam ser complexos, no que se refere à disponibilidade de estímulos, proporcionando dificuldades relacionadas à concentração. A auto-fala, como descrita e explicada na literatura, acaba tendo a função de auxiliar o atleta a selecionar estímulos relevantes para as tarefas esportivas, facilitando o estabelecimento de discriminações. O presente estudo investigou o efeito isolado de procedimentos de auto-fala sobre a aquisição de habilidades em modalidades esportivas simuladas, com sete adolescentes sem experiência prévia em treinamento com as modalidades e/ou com o equipamento. Foi utilizado o console de videogame Wii, no treinamento das habilidades de rebatida no beisebol, e lançamento da bola no boliche. Os dados obtidos sugeriram que os participantes, que utilizaram os procedimentos verbais, apresentaram desempenhos superiores, em comparação aos que não o fizeram. Também foi realizada uma comparação entre dois tipos de procedimentos de auto-fala: reforçada diferencialmente e instruída. Foram encontradas diferenças de desempenho, porém não tão significativas quanto às diferenças entre os participantes que se valeram dos procedimentos verbais e os que não o fizeram
Title in English
Self-talk in simulated sports: comparison of the effects of differential reinforcement and instruction in the performance of beginners
Keywords in English
Behavioral assessment
Burrhus Frederic Skinner (1904-1991)
Motor learning
Oral communication
Sport Psychology
Verbal communication
Abstract in English
The sport initiation has been the focus of several studies in the areas of Sports Science and Sports Psychology. The acquisition of skills, such as a specific area, has also concentrated efforts of many researchers. Behavior Analysis applied to these fields have much to offer. Studies on verbal behavior, specifically, can contribute substantially to the solution of problems in the relationship between teachers / trainers and beginners. A procedure often used and described in specific literature is self-talk, which consists of verbalizations issued for a speaker, and he himself as a listener. Sporting environments are usually complex, with regard to the availability of stimuli, providing difficulties related to concentration. Self-talk, as described and explained in literature, just having the function of helping the athlete to select relevant stimuli for sports tasks, facilitating the establishment of discrimination. The present study investigated the effect of isolated self-talk procedures on the acquisition of skills in simulated sports with seven adolescents with no prior experience in training with the simulated sports and / or equipment. We used the video game console Wii in skills training in baseball batting, and throwing the ball in bowling. The data suggested that participants who used the verbal procedures, showed superior performance compared to those who did not. We also performed a comparison between two different procedures for self-talk: differentially reinforced and instructed. We found differences in performance, but not as significant as the differences between the participants who took advantage of verbal procedures and those who did not
 
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cillo_do.pdf (1.66 Mbytes)
Publishing Date
2011-09-08
 
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