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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.47.2001.tde-03022004-145412
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Afranio Sant'Anna
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Leite, Therezinha Moreira (Président)
Freitas, Laura Villares de
Migliorini, Walter José Martins
Pereira, Maria Ruth Gonçalves
Safra, Gilberto
Titre en portugais
As imagens no contexto clínico de abordagem junguiana: uma interlocução entre teoria e prática
Mots-clés en portugais
formação do psicoterapeuta
imagem
psicologia clínica
psicologia junguiana
psicoterapia
Resumé en portugais
Na psicologia analítica o desenvolvimento da discussão sobre a natureza da imagem, suas manifestações e aplicações clínicas manifesta-se, primeiramente, na reflexão teórica e, posteriormente, na identificação de práticas clínicas que refletem a operacionalização e a constante atualização desses postulados. Esse estudo busca identificar no exercício da psicoterapia de que modo diferentes profissionais dialogam com as questões teóricas e as transformam em práticas clínicas efetivas, validando, operacionalizando e enriquecendo as mesmas. Investigou-se a evolução da questão da imagem na psicologia analítica sob quatro aspectos: o desenvolvimento do conceito de imagem nas três principais vertentes da psicologia analítica - clássica, desenvolvimentista e arquetípica -; a operacionalização e a atualização dessa discussão na prática clínica de terapeutas junguianos; a formação do psicoterapeuta e a capacitação para o trabalho clínico com imagens; e a viabilidade de uma psicologia pautada por imagens. Mediante a discussão teórica identificou-se questões que, agrupadas em seis eixos temáticos, serviram como base para a interlocução com psicoterapeutas de orientação junguiana. Realizaram-se seis entrevistas que foram analisadas qualitativamente. Os resultados indicam que a questão da imagem vem sendo atualizada e ampliada. Destacaram-se, entre outros, os aspectos funcionais da imagem e seu potencial clínico, a tendência da abordagem imagética não interpretativa da imagem, as peculiaridades e dificuldades do processo de formação do psicoterapeuta e a possibilidade de metaforização da reflexão em psicologia.
Titre en anglais
Images in the junguian clinical context: an interlocution between theory and practice
Mots-clés en anglais
clinical psychology
imagery
jungian psychology
psychotherapist education
psychotherapy
Resumé en anglais
The development of the discussion about the nature of image in Analytical Psychology, its manifestations and its clinical applications manifest firstly in theoretical reflection and subsequently in the identification of clinical practices that reflect the execution and the constant updating of three principles. This present study aims to identify in psychotherapy how different professionals interchange ideas with theoretical issues and transform them into effective clinical practices, validating, executing and enriching them. The evolution of image in Analytical Psychology has been categorized under four aspects: the development of the concept of image in the three main schools of Analytical Psychology - Classical, Developmental and Archetypal, the execution and the updating of this discussion obtained at clinical practices of Jungian therapists, the professional development of psychotherapists and their training for clinical work using images and the viability of a psychology based on images. Through theoretical discussion, some issues have been identified and grouped into six thematic axis which have served as basis for the interlocution with Jungian psychotherapists. Six interviews have been conducted and analyzed qualitatively. The results show that the image issue has been updated and amplified. Functional aspects of image and its clinical potential, the tendency of a non-interpretative imagetic approach, the peculiarities and difficulties found in the psychotherapists' development process and the possibility of building metaphors for reflection in psychology among others have been highlighted in this study.
 
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tde.pdf (1.32 Mbytes)
Date de Publication
2004-03-04
 
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