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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2014.tde-06112014-162535
Documento
Autor
Nome completo
Tomíris Forner Barcelos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello (Presidente)
Belluzo, Sueli Regina Gallo
Kovacs, Maria Julia
Título em português
A História da menina-morta: (des)esperança de adolescentes em situação de precariedade social
Palavras-chave em português
Adolescência
Experiência emocional
Favela
Morte
Procedimento Desenho-Estória com Tema
Resumo em português
Visamos, ao realizar a presente pesquisa, investigar psicanaliticamente a experiência emocional de adolescentes que defrontam-se com situações de morte de coetâneos com os quais convivem proximamente. A partir de uma rede de contatos institucionais, derivados de pesquisas anteriores, realizadas nos últimos cinco anos, obtivemos informação acerca da ocorrência de um acidente que vitimou uma adolescente. Contatamos a organização não governamental, dedicada ao cuidado de adolescentes de favelas, em que a vítima frequentava atividades grupais. Organizamos a investigação distinguindo, metodologicamente, procedimentos investigativos de configuração, registro e interpretação do acontecer com os participantes e procedimento investigativo de interlocução reflexiva. Configuramos dois tipos diferentes para esses encontros: visitas institucionais e entrevista coletiva estruturada ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Elaboramos, posteriormente, narrativas transferenciais que, consideradas conjuntamente com os desenhos e histórias, permitiram a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: Quem será o próximo?, Preso no acontecer, Mais do mesmo e Por nossa conta e risco. Finalizando o trabalho, estabelecemos interlocuções reflexivas que nos levam a considerar que a experiência de morte de coetâneos tende a ser significada em sentido que reforça crenças na impossibilidade de futuro favorável e esperançoso. Tais crenças associam-se à percepção clara de sua inserção social desfavorecida em um país periférico do capitalismo globalizado. O quadro geral requer ações afirmativas, favorecendo a constituição de ambientes familiares e sociais que possam sustentar o amadurecimento pessoal segundo uma ética de respeito à vida humana
Título em inglês
The history of the dead-girl: Hope(less) teens in a situation of precariousness
Palavras-chave em inglês
Adolescence
Death
Emotional experience
Slum
Thematic Story-Drawing Procedure
Resumo em inglês
We aim, in this research, investigate psychoanalytically the emotional experience of adolescents that, from pronounced social precariousness, faced with death situations of peers with whom they live closely. From a network of institutional contacts, derived from previous research conducted in the last five years, we obtained information about the occurrence of an accident that killed a teenager. We contacted the non-governmental organization dedicated to the care of adolescents in slums, where the victim attended group activities. We organized this research distinguishing methodologically investigative procedures of configuration, registration and interpretation of inter-human occur. We configure two different types of meeting participants: institutional visits and press conference structured around the use of Thematic Story-Drawing. Elaborated later transference narratives which considered together with drawings and stories, allowed the production of four comprehensive field of affective-emotional sense or unconscious relative: "Who will be the next", Stuck in place, "More of the same" and "By our peril.. Finishing work, we established reflective dialogues that lead us to consider that the experience of death in adolescents tends to be meant as evidence that reinforces belief in the impossibility of favorable and hopeful future. The overall picture demand a vehement criticism of all psychological reductionism. Moreover, it requires affirmative action favoring the formation of family and social environments that can sustain personal growth according to an ethic of respect for human life
 
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barcelos_ME.pdf (1.29 Mbytes)
Data de Publicação
2014-11-14
 
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