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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2010.tde-08032010-151628
Documento
Autor
Nombre completo
Debora Chammas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Herzberg, Eliana (Presidente)
Nunes, Maria Lucia Tiellet
Yoshida, Elisa Medici Pizão
Título en portugués
Triagem estendida: um modo de recepção de clientes em um clínica-escola de psicologia
Palabras clave en portugués
Aconselhamento
Avaliação de processos (cuidados de saúde)
Avaliação psicológica
Clínicas-escola
Psicoterapia breve
Triagem
Resumen en portugués
A triagem psicológica é uma prática geralmente utilizada em instituições públicas de saúde psicológica, a fim de selecionar a parcela da população interessada que pode ser abarcada pelos serviços oferecidos e encaminhar o interessado para um atendimento adequado à sua demanda. Por se tratar de uma avaliação psicológica, embora de caráter inicial e breve, abrange funções e características complexas, que devem ser constantemente estudadas, e não é isenta de referenciais teórico-clínicos. É, entretanto, realizada geralmente de modo breve e apenas como uma coleta de dados pessoais dos clientes, o que pode agravar problemas freqüentes em clínicas, tais como o desperdício do momento precioso para um atendimento imediato (o momento em que o cliente procura ajuda), bem como o abandono precoce de terapia, quando decorrente de encaminhamento pouco adequado à demanda. Modelos de triagens interventivas, cada qual com especificidades teóricas e técnicas, são propostos como uma alternativa para lidar com alguns destes problemas. Realizam avaliação e assistência. O objetivo da presente pesquisa foi o de analisar alguns alcances da experiência da realização de atendimentos em uma modalidade de triagem interventiva. Esta pesquisa deu continuidade a um projeto anterior, 2004, inicialmente denominado Consultas Psicológicas, que estudou um atendimento de recepção com retornos, oferecido a pessoas que não haviam conseguido uma das seis vagas semanais para a triagem de uma clínica-escola universitária paulistana. Em 2006, passou a ser denominado Triagem Estendida. A proposta do atendimento consistia em realizar triagem com até seis encontros, uso entrevistas-clínicas semi-abertas e sob referencial psicanalítico. O atendimento tinha dois objetivos centrais: por um lado realizar de modo mais detalhado a tradicional coleta dos dados do cliente, com elaborações sobre a queixa, necessidade e interesses dos clientes, visando ofertar encaminhamento adequado; por outro, oferecer acolhimento psicológico no momento da procura, promovendo alívio terapêutico se possível, a fim de lidar com algumas das demandas pontuais dos clientes. Tratou-se de uma pesquisa clínico-qualitativa, com o estudo de 10 casos, com a finalidade de avaliar os alcances da modalidade aplicada. Discutiu-se se os objetivos planejados puderam ser atingidos e os benefícios da modalidade para o cliente e para a organização do fluxo institucional da clientela. Em consonância com outros estudos, verificou-se o potencial atingido da triagem como espaço terapêutico significativo ao oferecer acolhimento e aprofundamento da compreensão do conflito. Verificou-se que os encaminhamentos ocorreram após o cliente ter obtido informações sobre psicoterapia e havendo maior participação do mesmo nesta escolha. A opinião dos participantes em relação ao atendimento recebido (obtida através de um follow up) foi positiva para a maioria. Após um ano do término da triagem, alguns haviam seguido o encaminhamento proposto, outros haviam achado o atendimento em Triagem Estendida suficiente. Esta divisão sugeriu existirem os dois tipos de demandas, por atendimento focal e prolongado, cada qual diferentemente contemplado e elaborado em uma recepção estendida. Embora existam dificuldades para a implementação deste tipo de atendimento em função da necessidade da articulação com os outros serviços, uma escuta inicial prolongada mostrou-se efetiva como recurso para lidar com problemas institucionais.
Título en inglés
Extended Screening of patients: a way of taking in clients in a psychology school-clinic
Palabras clave en inglés
Brief psychotherapy
Counseling
Processes evaluation (Health Care)
Psychological assessment
School-clinic
Triage
Resumen en inglés
The psychological screening is a practice commonly used in public mental health institutions in order to select the portion of the population interested in psychotherapy that can be encompassed by the services offered and to refer the user (patient) to an appropriate service to their demand. Because it is a psychological evaluation, although initial and brief, comprises functions and complex technical features, which must be studied, and also is not exempt from theoretical-clinical references. It is, however, generally carried out in a brief way (simplistic way), and just as the collection of personal data of the patient, what can aggravate frequent problems in clinics such as the wastefulness of the precious moment for an immediate psychological assistance (the one in which the client seeks help), as well as the premature discontinuation of therapy (dropout), when it is a result from an inadequate referral, with regard to the client's request and necessity. Models of psychological interventional trials, each one with its specific technical and theory, are proposed as an alternative to deal with some of these problems. They perform both, evaluation and assistance. The objective of this research was to analyze some of the reaches of an accomplishment experience of consultations in an interventional screening modality. This study gave continuity to a previous project, 2004, initially called the Psychological Consultations, that studied a reception with the returns, offered to those who had not had one of six vacant per week for the psychological screening in a school-clinic of São Paulo. In 2006, came to be called Screening Extended. The proposed service was to perform screening of up to six meetings, with semi-structured clinical interviews and under psychoanalytic point of view. The service had two main objectives: firstly perform on detail the traditional gathering of user data, with specific details of customer's needs, requests and interests, in order to offer appropriate referral; secondly, offers care at the moment in which there was a request for help promoting therapeutic relief if possible, in order to deal with specific demands. This was a clinical-qualitative research, with the study of 10 cases, with the aim of assessing the scope of the modality when it is applied. It was discussed if the planned objectives were achieved and what were the benefits of the modality for the patient and for the way of organizing the flow routine of institutional users. In line with other studies, there was a screening as a significant therapeutic space as it hosted the patient and provided a better understanding of the conflict. It was observed that the referral for an therapy occurred after the client have obtained information about psychotherapy and that there was a greater involvement of it at that choice. The participants' opinions regarding the care received (obtained through a follow up) were positive for most. One year after the completion of the assistance, some had followed the referral to therapy; others thought that the received care was already enough. This bifurcation has suggested that there are two types of demands, for focal and prolonged care, each one differently embraced and elaborated in an extended reception. Although there are difficulties in implementing this type of service due to the need for coordination with other services, an initial prolonged listening proved to be effective as a resource for dealing with some institutional problems.
 
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Fecha de Publicación
2010-05-26
 
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