• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2008.tde-14072009-104119
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Aparecida Serra Zanetti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Gomes, Isabel Cristina (Presidente)
Araujo, Maria de Fatima
Souza, Audrey Setton Lopes de
Título en portugués
Efeitos da fragilização dos papéis parentais em determinados comportamentos de crianças no ambiente escolar, na contemporaneidade
Palabras clave en portugués
Crianças em idade-pré-escolar
Disciplina da criança
Papel dos pais
Permissividade dos pais
Relações pais-criança
Resumen en portugués
O fenômeno da fragilização dos papéis parentais, presente na família contemporânea, está relacionado a dificuldades que os pais possuem em educar seus filhos, na atualidade, devido à insegurança e dúvidas quanto ao posicionamento que devem assumir perante os mesmos. Frente o exposto acima, esta dissertação teve como objetivo compreender a correlação entre pais que apresentavam características da fragilização dos papéis parentais com o aparecimento de comportamentos freqüentes de agressividade, teimosia e/ou agitação em crianças de dois a cinco anos de idade, num ambiente escolar. Partimos da hipótese de que crianças que estivessem manifestando estes comportamentos na escola, diante do professor, pudessem estar revelando, como num sintoma, um posicionamento enfraquecido de autoridade de seus pais. Utilizamos uma metodologia de pesquisa de campo, de delineamento de estudo de caso-controle, através da comparação entre grupos com uma abordagem qualitativa. Visamos o contato com este fenômeno pela escola. Foram realizadas observações de crianças e entrevistas semi-estruturadas com os professores e pais, contando com roteiros de entrevista previamente desenvolvidos. Finalmente, uma observação de interação lúdica dos pais com seus filhos. O material coletado foi analisado, em cada família, através de quatro categorias de análise, tendo-se como referencial teórico a psicanálise, em especial, Freud e Winnicott; bem como, a construção teórica sócio-cultural, histórica e psicológica a respeito do fenômeno em questão. Verificamos que a presença da fragilização dos papéis parentais está relacionada aos pais cujos filhos manifestavam comportamentos freqüentes de agressividade, teimosia e/ou agitação na escola. Este fenômeno sofre influências de fatores e valores contemporâneos, contudo tais influências somente são capazes de gerar conflitos quando articuladas a dificuldades nas dinâmicas do casal conjugal e parental, favorecendo, desta forma, falta de coerência e consistência no relacionamento dos pais entre si e, conseqüentemente, destes com os filhos.
Título en inglés
Effects of the Weakening of parental role in some behaviors of children in the school environment, in contemporaneity
Palabras clave en inglés
Child discipline
Parent-child relations
Parental permissiveness
Parental role
Preschool aged children
Resumen en inglés
The phenomenon of the Weakening of parental role, in contemporary family, nowadays, is related to difficulties that parents have in educating their children, which is due to insecurity and doubts about the position that they should assume before their children. Facing that, this dissertation aimed to understand the correlation between parents who showed characteristics of the weakening of parental role and the frequent emergence of aggressive behaviors, stubbornness and/or agitation in children from two to five years old, in a school environment. We hypothesized that the children who were expressing these behaviors at school before the teacher could be revealing, as a symptom, a weakened position of their parents authority. We used a methodology of field work, the design study of 'case-control', through the comparison among groups with a qualitative approach. We intended the contact with this phenomenon through school. Children were observed as well as parents and teachers were interviewed with routed interviews previously developed. Finally, it was observed the playful interaction of parents and their children. The material collected was analyzed in each family, in four categories of analysis, with a theoretical reference of the psychoanalysis, particularly, Freud and Winnicott, as well as the socio-cultural, historical and psychological theoretical construct about the phenomenon. We note that the presence of the 'weakening of parental roles' is related to parents whose children demonstrated frequent aggressive behavior, stubbornness and/or agitation in school. This phenomenon is subjected to influences of contemporary aspects and values, although those influences are only able to generate conflicts when articulated with the difficulties in the dynamics of marital and parental couple, favoring for this, the lack of coherence and consistency of parents in their own relationship and consequently, with their children.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-12-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.