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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2019.tde-27032019-182109
Documento
Autor
Nome completo
Tabata Galindo Honorato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Lotufo Neto, Francisco (Presidente)
Marcolan, João Fernando
Mazzaia, Maria Cristina
Título em português
Os transtornos da personalidade no cinema brasileiro
Palavras-chave em português
Cinema
Ensino
Filmes
Psicopatologia
Transtornos da personalidade
Resumo em português
Objetivo: Criar modelo de cenas, composto por personagens de filmes brasileiros, com diagnósticos estatisticamente validados, com potencial didático e de realismo, para o ensino dos transtornos da personalidade (TP). Método: Pesquisa de natureza mista, que consistiu na análise de 87 personagens, pertencentes à amostra de 55 filmes brasileiros. Os instrumentos utilizados possibilitaram avaliar os diagnósticos e os potenciais para ensino. Os procedimentos foram efetuados às cegas por três avaliadoras, em quatro etapas distintas: identificação, seleção, elegibilidade e inclusão. Resultados: Dentre os personagens avaliados, 78% (68) apresentaram traços/diagnóstico de TP. Destes, 10% foram categorizados em algum TP do grupo A, 80% do grupo B e 10% do grupo C. A personalidade antissocial foi a mais frequente (46%). A concordância entre avaliadoras, para diagnóstico, foi calculada pelo coeficiente de kappa free-marginal e equivaleu a 0,81, com IC de 95%. O modelo final de cenas foi composto por 16 personagens, que apresentaram maiores níveis de concordância diagnóstica, e maiores potenciais de didática e realismo. Os TP presentes no modelo foram: paranoide, esquizoide, antissocial, borderline, histriônica, narcisista e obsessivo-compulsiva. As categorias esquizotípica, esquiva e dependente não obtiveram pontuação suficiente para serem incluídas. Estimula-se investimento em novas pesquisas que utilizem o cinema brasileiro como objeto. Espera-se que o modelo final seja implementado, em breve, para investigação de sua efetividade prática no processo ensino-aprendizagem
Título em inglês
Not informed by the author
Palavras-chave em inglês
Cinema
Movies
Personality disorder
Psychopathology
Teaching
Resumo em inglês
Objective: To create a scene model, composed of Brazilian movies characters with statistically validated diagnoses, with didactic and realism potential, for the teaching of personality disorders (PD). Method: Mixed methods research, which consisted of the analysis of 87 characters, belonging to the sample of 55 Brazilian movies. The instruments made it possible to evaluate the diagnoses and potential for teaching. The procedures were performed blindly by three evaluators, in four distinct steps: identification, selection, eligibility and inclusion. Results: Among the characters evaluated, 78% (68) presented traits/diagnosis of PD. Of these, 10% were categorized into cluster A, 80% cluster B and 10% cluster C. The antisocial personality was the most frequent (46%). Agreement between evaluators for diagnosis was calculated by the free-marginal kappa coefficient and was equivalent to 0.81, with a 95% CI. The final model of scenes was composed by 16 characters, who presented higher levels of diagnostic agreement, and greater didactic and realism potentials. The PDs present in the model were: paranoid, schizoid, antisocial, borderline, histrionic, narcissistic and obsessive-compulsive. The schizotypal, avoidant, and dependent categories did not score enough to be included. It stimulates investment in new research that investigate Brazilian cinema. It is hoped that the final model will be implemented soon to investigate its practical effectiveness in the teaching-learning process
 
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honorato_me.pdf (1.46 Mbytes)
Data de Publicação
2019-04-09
 
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