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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2004.tde-29062005-154905
Documento
Autor
Nombre completo
Maíra Bonafé Sei
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Motta, Ivonise Fernandes da (Presidente)
Caldana, Regina Helena Lima
Gomes, Isabel Cristina
Título en portugués
Desenvolvimento emocional e os maus-tratos infantis: uma perspectiva winnicottiana
Palabras clave en portugués
abuso da criança
desenvolvimento emocional
ludoterapia
psicoterapia psicanalítica
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumen en portugués
Uma criança, para um desenvolvimento emocional saudável, necessita de um ambiente acolhedor, que possa atender a suas necessidades básicas, sem provocar invasões nesse processo, ambiente este denominado por Winnicott de suficientemente bom. Pode-se refletir que uma criança que sofreu maus-tratos experienciou momentos de invasão no seu processo de integração que poderiam prejudicar seu desenvolvimento posterior e que seria de grande importância uma psicoterapia como possibilidade de elaboração de suas vivências e sustentação de seu crescimento. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho objetivou realizar um diálogo entre teoria e prática, prática esta advinda de um processo psicoterapêutico de uma criança que sofreu abuso físico por parte de sua mãe, retirada de seu lar e abrigada em uma instituição, baseando-se em uma perspectiva winnicottiana do desenvolvimento emocional. As sessões eram realizadas na própria instituição onde a criança se encontrava abrigada, tendo sido realizadas 106 sessões de ludoterapia de orientação psicanalítica, com freqüência semanal de três vezes por semana, no período de Novembro de 2001 a Fevereiro de 2003. Pôde-se perceber que, através da ludoterapia, a criança pôde desenvolver-se emocionalmente, elaborando vivências traumáticas e experienciando um ambiente não intrusivo e acolhedor, podendo trabalhar aspectos relativos a sua identidade, casa e família. O atendimento continua até o presente momento, através da inserção de uma nova psicoterapeuta.
Título en inglés
Emotional development and child maltreatment: a Winnicott’s perspective
Palabras clave en inglés
child abuse
emotional development
play therapy
psychoanalytic psychotherapy
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumen en inglés
A child, for a healthy emotional development, needs a welcoming environment, named by Winnicott as a good enough environment, which can take care of the child’s basic necessities without invading him in his process. It can be though that a maltreated child has experienced moments of invasion in his integration process that could prejudice his ulterior development and a psychotherapy would have a great importance as a possibility of traumatic experience’s elaboration and of a holding for his growth. Taking this view in to consideration, the present work has aimed a dialogue between theory and practical work based in a Winnicott’s perspective of the emotional development. The practical work comes from a psychotherapeutic process of a child who has suffered physical abuse perpetrated by his mother and was living in an institution for maltreated children. The total of 106 sessions occurred in the institution where the child used to live, in a frequency of three sessions per week, from November of 2001 to February of 2003. It was possible to notice that, through the play therapy, the child could develop himself emotionally, elaborate traumatic experiences and experiment a supporting and non-intrusive environment. It was possible to work psychological aspects related to his identity, home and family. The play therapy continues until the present moment through the insertion of a new therapist.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Corpodissertacao.pdf (379.15 Kbytes)
Inicio.pdf (88.35 Kbytes)
Fecha de Publicación
2005-09-02
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • SEI, Maíra Bonafé. Abrindo espaço para o ser: Winnicott e a ludoterapia no contexto da violência familiar. Psyche [online], 2008, vol. 12, n. 22, p. 199-214. [acesso 2013-02-15]. Disponível em : <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>
  • SEI, Maíra Bonafé, e MOTTA, Ivonise Fernandes. Ludoterapia de orientação psicanalítica no contexto dos maus-tratos infantis: um estudo de caso. In C. Ramos; G. Gliosce; S. Souza. Práticas psicológicas em instituições : Uma reflexão sobre os serviços-escola. Organizador. São Paulo : Vetor, 2006. p. 292-302.
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