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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2010.tde-02082010-123743
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Henrique Dionisio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Joao Augusto Frayze (Presidente)
Fazzolari, Cláudia
Goldberg, Sonia Salzstein
Gonçalves, Camila Salles
Loffredo, Ana Maria
Título em português
Pede-se abrir os olhos psicanálise e reflexão estética hoje
Palavras-chave em português
Amorfo
Estética
Psicanálise e arte
Resumo em português
O presente trabalho pretende investigar como é feita a utilização da teoria psicanalítica no cenário da reflexão estética e da crítica de arte contemporâneas. Para tanto, o recorte se concentra em dois pensadores que se tornaram significativos na atualidade, embora não sejam os únicos: o crítico Hal Foster e o historiador da arte Georges Didi-Huberman. O objetivo da investigação é mostrar em que medida os conceitos gerados na práxis psicanalítica possibilitaram interpretações de ruptura no campo da estética tradicional. Essa modalidade de análise só se torna possível uma vez que se abandona o paradigma da psicanálise aplicada, ainda corrente no cenário extraclínico. Por fim, a proposta visa sustentar que a operação do amorfo, gerada no interior da pesquisa, pode lançar luz a certas experiências estéticas que vão da modernidade à pós-modernidade das artes
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Amorphous
Psychoanalysis and art
Resumo em inglês
This work intends to investigate the use of psychoanalytic theory within the aesthetic and critical contemporary art field. To this purpose, this study focuses on two philosophers who have become significant in our time: the critic Hal Foster and the art historian Georges Didi-Huberman. This study aims to show how far the concepts generated in psychoanalytic praxis allowed interpretations that disrupt the field of the traditional aesthetics. This type of analysis is possible once we abandon the paradigm of applied psychoanalysis, which is still current in non-clinical setting. Finally, the proposal wants to argue that the category of the amorphous, generated in this research, may clarify certain aesthetic experiences that range from the modernity of art through the post-modernity
 
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dionisio1_do.pdf (1.64 Mbytes)
dionisio_do.pdf (9.62 Kbytes)
Data de Publicação
2010-09-28
 
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