• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.47.2015.tde-03062015-114525
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Silveira Petraglia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Andriolo, Arley (Presidente)
Castagna, Paulo Augusto
Ribeiro, Marcelo Afonso
Santana, Flávia Feitosa
Sato, Leny
Título en portugués
O fazer musical como caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro no contexto empresarial
Palabras clave en portugués
Alteridade
Educação empresarial
Fenomenologia
Música
Psicologia e estética
Psicologia social
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem por objeto de estudo o fazer musical aplicado no contexto da educação empresarial. Foi investigado em que medida este processo constitui um caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro, bem como procurou-se compreender seu potencial, paradoxos e peculiaridades, tanto para a educação empresarial quanto para a psicologia social. Nesta pesquisa, foi trilhado um caminho essencialmente fenomenológico, no qual optou-se, primeiramente, por apresentar e descrever o contexto de trabalho e, em seguida, descrever a experiência vivida em uma série de oficinas musicais, realizadas com trabalhadores de três empresas. Os dados da pesquisa foram colhidos sob forma de entrevistas, diários de campo dos participantes e gravações em vídeo das oficinas. Uma vez compilados, os registros relevantes foram organizados em categorias, a fim de permitir uma análise dos significados emergentes no processo. Os resultados encontrados foram, então, discutidos sob o aporte teórico e reflexões acerca: da musicalidade, da arte como caminho de conhecimento, do trabalho educativo no meio empresarial, e das questões da percepção da música, de si mesmo e do outro. Por fim, indaga-se sobre o potencial papel do fazer musical tanto no âmbito do desenvolvimento do indivíduo quanto na dinâmica das interações sociais e de trabalho no mundo empresarial contemporâneo
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Business education
Music
Otherness
Phenomenology
Psychology and aesthetics
Social psychology
Resumen en inglés
Music-making applied in a business educational context is the object of this research. We investigated to what extent this process constitutes a path to the knowledge of oneself and to the knowledge of the other. We tried as well to understand its potentials, paradoxes and peculiarities for a business education process. This study was based on a essentially phenomenological approach. First it is presented and described the work context followed by the description of the lived experience made in a series of musical workshops, with workers of three companies. The survey data was collected through interviews, field diaries of the participants and video recordings of the workshops. Once compiled, the relevant records have been organized into categories to allow an analysis of the emergent meanings in the process. The results are then discussed under theoretical support and ideas about musicality, art as a way of knowledge, educational work in the business environment and questions of music perception and perception of oneself and of the other. Finally we ask questions about the potential role of music-making both in the individual development as well as in the social dynamics and work interactions in a contemporary business world
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-06-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.