• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-11092023-095427
Documento
Autor
Nombre completo
Diego da Silva Placido
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Silva, Luis Guilherme Galeão da (Presidente)
Barros, Carlos César
Silva, Valeria Nanci
Título en portugués
Compreensão do desrespeito por jovens em processo de letramento em ciências
Palabras clave en portugués
Desrespeito
Iniciação científica do ensino médio
Jovens
Resumen en portugués
O presente trabalho teve como objetivo compreender como o processo de conscientização gerado por um projeto de letramento em ciência pode ser ferramenta de desnaturalização do desrespeito sofrido por jovens do ensino médio em escola pública na periferia de São Paulo. Utilizou-se para isso do aporte metodológico da investigação ação participativa (IAP). A pesquisa deu-se no período entre os anos de 2020 a 2022, que foram atravessados pela pandemia de COVID-19 e buscou-se, por meio da interação com jovens participantes de um projeto de iniciação científica do ensino médio (IC-EM) compreender como dão-se os processos de naturalização do desrespeito aos Direitos Humanos. O material da pesquisa foi colhido por meio da interação com os jovens participantes em reuniões semanais e atividades de formação realizadas nos anos já citados. A análise crítica ocorreu por meio do aporte teórico da teoria crítica da escola de Frankfurt e da análise histórica por meio das teorias pós-coloniais com a finalidade de compreender quais os efeitos dos processos coloniais e de dominação na compreensão do desrespeito dos jovens como fruto da participação no processo. Foi possível observar que após refletirem criticamente sobre suas realidades e de seus colegas, os alunos passaram a compreender de forma ativa situações de desrespeito que até o momento estavam naturalizadas. Frente a essa realidade, os jovens começaram, de forma autônoma a produzir saberes e a realizar ações na comunidade escolar contra as situações de desrespeitos identificadas. Então esta pesquisa propõe a reflexão sobre ações e alternativas educativas produzidas por e para jovens visando a desnaturalização do desrespeito.
Título en inglés
Understanding disrespect for young people in the science literacy process
Palabras clave en inglés
Disrespect
High school scientific initiation
Young people
Resumen en inglés
The present work aimed to understand how the awareness process generated by a science literacy project can be a tool to denaturalize the disrespect suffered by high school students in public schools on the outskirts of São Paulo. For this, it used the methodological contribution of participatory action research (IAP). The research took place in the years 2020 to 2022, which were crossed by the COVID-19 pandemic and sought, through interaction with young participants in a high school scientific initiation project (IC-EM), to understand how the naturalization processes of the disrespect for human rights. The research material was collected through interaction with the young participants in weekly meetings and training activities carried out in the aforementioned years. The critical analysis took place through the theoretical contribution of the critical theory of the Frankfurt school and historical analysis through postcolonial theories in order to understand the effects of colonial processes and domination in understanding the disrespect of young people. as a result of participating in the process. It was possible to observe that after critically reflecting on their realities and that of their colleagues, students begin to actively understand situations of disrespect that until now were natural. Faced with this reality, young people autonomously produce knowledge and actions in the school community against disrespect, so this research proposes reflection on educational actions and alternatives produced by and for young people, aiming at denaturalizing disrespect.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Ha ficheros retenidos debido al pedido (publicación de datos, patentes o derechos autorales).
Fecha de Liberación
2025-09-10
Fecha de Publicación
2023-09-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.