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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2024.tde-11092024-142113
Documento
Autor
Nombre completo
Paula Santos de Paula
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Machado, Fatima Regina (Presidente)
Jesus, Leomar Nascimento de
Piasson, Douglas Leite
 
Título en portugués
A psicologia da religião na formação em psicologia: estudo a partir de documentos e relatos de docentes de disciplinas diversas
Palabras clave en portugués
Formação de Psicólogas e Psicólogos
Formação Profissional em Psicologia
Graduação em Psicologia
Psicologia da Religião
Religiosidade
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho foi investigar a abordagem ou não da Psicologia da Religião (PR) durante o curso de graduação em Psicologia. A investigação foi feita por meio de: 1) entrevistas semidirigidas realizadas com 10 docentes que não lecionam (ou não lecionaram) disciplinas relacionadas à PR e/ou atuam (ou atuaram) na supervisão de estágios acadêmico nos últimos 10 anos; e 2) pesquisa documental realizada em ementas de disciplinas disponibilizadas pelos docentes entrevistados. Os dados obtidos na investigação foram tratados e analisados seguindo as diretrizes propostas por Bardin e a compreensão destes teve como referência materiais teóricos pertinentes à área. Os resultados obtidos confirmaram as seguintes hipóteses: 1) temas ligados à PR estão presentes na formação de psicólogas(os) de forma indireta ou não oficial; e 2) questões relacionadas à PR são abordadas na supervisão do estágio acadêmico. Conclui-se que a PR ainda não é uma área conhecida entre os docentes, entretanto temas e demandas relacionadas a ela são percebidas durante a docência na graduação. Os docentes apontaram como importante e necessário promover espaços para se discutir sobre PR no contexto acadêmico e, com isso, contribuir para a formação de profissionais aptos a compreender como aspectos psicossociais se relacionam com a religiosidade que, consequentemente, participa da constituição da subjetividade do indivíduo.
 
Título en inglés
Not found
Palabras clave en inglés
Professional Psychology Training
Psychologists' Undergraduate Training
Psychology Graduation
Psychology of Religion
Religiosity
Resumen en inglés
The purpose of this paper was to investigate whether the Psychology of Religion (PR) was discussed during the undergraduate Psychology course. The investigation was carried out through: 1) semi-structured interviews carried out with 10 professors who do not teach (or have not taught) classes related to PR and/or work (or have worked) in supervising academic internships in the last 10 years; and 2) documentary research carried out in classes program delivered by the interviewed professors. The data obtained in the investigation were processed and analyzed following the guidelines proposed by Bardin and their comprehension used theoretical materials relevant to the area as reference. The results obtained confirmed the following hypotheses: 1) matters related to PR are present in the training of psychologists indirectly or unofficially; and 2) PR-related issues are addressed in academic internship supervision. It is concluded that PR is not a known study field among teachers, however, matters and demands related to it are perceived during undergraduate teaching. Teachers pointed out that it is important and necessary to promote spaces to discuss PR in the academic context and thus contribute to the training of professionals capable of understanding how psychosocial factors relate to religiosity and, consequently, participates in the constitution of the individual's subjectivity.
 
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Fecha de Publicación
2024-09-11
 
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