• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2024.tde-13062024-121805
Document
Auteur
Nom complet
Ubirajara de None Caputo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Oliveira, Fabio de (Président)
Cordeiro, Mariana Prioli
Rodrigues, Liliana Graciete Fonseca
Silva, Jorge Luiz da
Wendt, Guilherme Welter
Titre en portugais
Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
Mots-clés en portugais
Assédio
Bullying
Homofobia
LGBT
Violência escolar
Resumé en portugais
O bullying escolar é um tipo de violência entre pares caracterizada por atos hostis recorrentes contra estudantes com menor força/poder no grupo. Todos os anos, centenas de milhões de crianças e adolescentes são vitimadas em todo mundo, sendo que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs), ou presumidos/as como tal, são mais atingidos/as do que os/as demais. Na perspectiva psicossocial adotada nesta tese, o bullying escolar LGBTfóbico é uma atividade de dominação entre pares fundamentada na diferenciação de gêneros, na forma em que esta é preconizada pelo sistema patriarcal, isto é, de modo que homens ocupem a posição dominante e mulheres a de subordinação. Para compreender que sentidos estão implicados nessas situações de violência, realizei cinco longas entrevistas semiestruturadas com adultos LGBTs que foram vítimas desse tipo de bullying em seus percursos escolares. Como quadro teórico, utilizei a Estrutura Socioecológica do Bullying na Juventude, e para interpretar os relatos provenientes das entrevistas utilizei a abordagem teórico-metodológica denominada Produção de Sentidos em Práticas Discursivas. Foi possível apreender sete sentidos articulados entre si que aparecem reiteradamente nos relatos dos entrevistados: (des)esperança; desumanização; estado de alerta; inadequação; prevaricação; solidão; violência gratuita.
Titre en anglais
Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
Mots-clés en anglais
Bullying
Harassment
Homophobia
LGBT
School violence
Resumé en anglais
School bullying is a type of violence among peers characterized by continuous hostile acts against students with less strength/power within the group. Every year hundreds of millions of children and adolescents are victimized around the world, being the (presumed) lesbian, gay, bisexual, and transsexual (LGBT) ones more targeted than others. In the psychosocial perspective adopted in this thesis, LGBTphobic school bullying is an act of domination among peers based on gender differentiation, as proclaimed by the patriarchal system, i.e., in a way that men occupy the dominant position and women, the subordinate one. To understand the implicated meanings in these situations of violence, I conducted five long semi-structured interviews with LGBT adults who were victims of this type of bullying in their educational journeys. I used the socioecological structure of bullying in youth as theoretical background. Moreover, I made use of a theoretical-methodological approach called Meaning Production in Discursive Practices to interpret the accounts in the interviews. It was possible to apprehend seven meanings articulated to one another that repeatedly appear in the interviewees accounts: (lack of) hope; dehumanization; alert state; inadequacy; prevarication; solitude; senseless violence.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-06-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.