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Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Gabriela Milaré Camargo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Massola, Gustavo Martineli (Président)
Diniz, Raquel Farias
Machado, Adriana Marcondes
Titre en portugais
O centro pulsa", o centro expulsa: sobre a rualização de crianças e adolescentes no Centro de São Paulo
Mots-clés en portugais
Crianças e adolescentes
ECCA Moinho da Luz
Pesquisa na rua
Rualização
Territorialização
Resumé en portugais
O presente estudo tem como objetivo apresentar, discutir e ressignificar o conceito de rualização a partir de contribuições do campo da Psicologia Ambiental, tomada em sua dimensão interdisciplinar, conjugada às perspectivas histórico-cultural e socioeconômica. De maneira a contextualizar o tema da pesquisa, utilizamos experiências da pesquisadora no centro da cidade de São Paulo com crianças e adolescentes em situação de rua atendidos no Espaço de Convivência para Crianças e Adolescentes (ECCA) Moinho da Luz, entre os anos de 2015 e 2016. De maneira complementar, realizamos um breve mergulho histórico, e recapitulação da formação do centro de São Paulo, relembrando de aspectos urbanísticos discutidos à luz da noção de direito à cidade. Utilizando como eixo de discussão as especificidades do espaço da rua brasileira, desenvolvemos a problemática condensada na noção de territorialização precária, a qual aponta para um problema ético-político vinculado às dinâmicas de violenta expulsão de territórios e marginalização da parcela expressiva da população brasileira. Em seguida, desenvolvemos uma reflexão acerca do uso de multimétodos no pesquisar na rua, metodologia construída de forma reflexiva a partir da abertura do/a pesquisador/a ao objeto de seu interesse, a experiência psicossocial de rualização de crianças e adolescentes, ou ainda, como proposto, de um território. Tais elaborações metodológicas são oferecidas como resultado de pesquisa, e tem como eixos de discussão: a) a inserção no trabalho de campo por meio da constituição de vínculos e de parcerias; b) a postura de deriva no trabalho de campo; d) a assunção da posição de sujeitos históricos, tanto do/a pesquisador/a quanto dos participantes do trabalho de campo, e, por consequência, e) dos afetos como elementos analíticos; f) o diálogo entre as temporalidades e epistemes da universidade e da rua; e g) o uso da escrita narrativa. Por fim, enriquecidos por essas reflexões metodológicas, discutimos o fenômeno da infância e adolescência rualizadas , e apontamos para a sobreposição da marginalização ocorrida no caso da infância e juventude nas ruas, que além de não representados nos espaços de disputa política, são reiteradamente compreendidos por estigmas construídos sobre a juventude das classes pobres (e negras) há séculos. Dessa maneira, esperamos ter contribuído para uma perspectiva crítica e interdisciplinar de futuros estudos e políticas públicas que trabalhem junto a essa população, e para que o fenômeno da rualização deixe de ser prioritariamente entendido como caso de segurança pública, e passe a ser compreendido como uma dimensão de nossa cidadania
Titre en anglais
Downtown pulses, dowtown expels: streetfication of children and adolescents in downtown
Mots-clés en anglais
Children and Adolescents
ECCA Moinho da Luz
Street Research
Streetfication
Territorialization
Resumé en anglais
This study aims to present, discuss and re-signify the concept of streetfication enlightened by Environmental Psychology contributions, taken in its interdisciplinary dimension, along with both historical-cultural and socioeconomic perspectives. In order to contextualize the research thematic, we used the researcher's experiences in the downtown of São Paulo city with children and adolescents in street situation assisted in the Espaço de Convivência para Crianças e Adolescentes (ECCA) "Moinho da Luz", between the years 2015 and 2016. Complementarily, a brief historical is presented, and we recover formation of downtown São Paulo, and the urban aspects are discussed based on the notion of right to the city. Calling upon the specificities of the Brazilian street as an axis of discussion, we developed the discussion condensed in the notion of "precarious territorialisation", which points to an ethical-political problem linked to the dynamics of violent expulsion from territories and marginalization of the expressive parcel of the Brazilian population. Then a reflection on the use of multi-methods in street research is presented, a methodology built in a reflective way from the openness of the researcher to the object of interest, the psychosocial experience of child and adolescent streetfication, or, as proposed, of a territory streetfication. Such methodological elaborations are offered as a result of research, and have as axes of discussion: a) the insertion in the field work through the constitution of bonds and partnerships; b) the drifting posture in the field work; d) the assumption of the condition of historical subjects, both of the researcher and of the participants in the field work, and consequently, e) the affections as analytical elements; f) the dialogue between the temporalities and epistemes of the university and the street territories; and g) the use of narrative writing. Finally, enriched by these reflections upon methodology, we discuss the phenomenon of streetfyed childhood and adolescence, and point to the overlap of marginalization occurred in the case of childhood and youth on the streets, which are not only not represented in the spaces of political dispute, but are also repeatedly understood through the stigma built on the youth of poorer (and black) classes for centuries. In this way, we hope to have contributed to a critical and interdisciplinary perspective for future studies and public policies that aim this population, and so that the phenomenon of streetfication is no longer primarily understood as a case of public security but becomes understood as a dimension of our citizenship
 
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camargo_corrigida.pdf (3.54 Mbytes)
Date de Publication
2019-11-13
 
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