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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2009.tde-18022010-155928
Documento
Autor
Nome completo
Carla Biancha Angelucci
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Goncalves Filho, Jose Moura (Presidente)
Bueno, Belmira Amelia de Barros Oliveira
Padilha, Anna Maria Lunardi
Patto, Maria Helena Souza
Schmidt, Maria Luisa Sandoval
Título em português
O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
Palavras-chave em português
Educação inclusiva
História oral
Psicologia social
Resumo em português
Trata-se de um estudo em Psicologia Social em que nos utilizamos do método de história oral para recolher narrativas de três pedagogos a respeito de seus encontros com pessoas significativamente diferentes. Os depoentes têm em comum a formação em pedagogia, a experiência pregressa e/ou atual na educação formal de pessoas significativamente diferentes e o compromisso com a Educação em Conjunto para Todos. Como aspecto complementar ao estudo, servimo-nos ainda de outra modalidade de fonte: depoimentos já registrados, encontrados em documentos autobiográficos ou em estudos sobre histórias de vida de educadoras. Para situar o terreno de pesquisa, inicialmente discutimos o uso das expressões diferenças significativas e Educação em Conjunto para Todos, bem como as opções metodológicas. Em seguida, os depoimentos são apresentados, a partir de duas questões privilegiadas: a lembrança do primeiro encontro e a defesa da Educação. Por fim, ancorados nas contribuições de Walter Benjamin e Donald Winnicott, discutimos a recuperação do processo narrativo e o compromisso ético-político com a Educação em Conjunto para Todos como dimensões de um projeto de sustentação do humano. Projeto este em franca oposição às forças objetivas que nos têm impelido a uma rápida evolução social rumo à catástrofe.
Título em inglês
The Educador and the stranger: testimonials about encounters with significantly different people
Palavras-chave em inglês
Inclusive education
Oral history
Social psychology
Resumo em inglês
This matter concern a study in Social Psychology in which we used an oral history method to collect narratives of three pedagogues about their encounters with significantly different people. The deponents are commonly graduated in Pedagogy and a past experience and/or current in formal education of people with significant differences and the commitment with the Joint Education for All. As a complementary aspect to the study, we used also another source: registered testimonies found in autobiographical documents or in studies about educators lives history. To situate the fields research, first we discussed the use of expressions Significant differences and Joint Education for All, as well as the methodological options. Then the testimonies are presented from two points aside: the memory of the first meeting and Education defense. At last, stated on the Walter Benjamin e Donald Winnicotts contributions, we discussed the narrative process recuperation and the ethicalpolitical compromised with the Joint Education for All, as dimension of a project to the human sustentation. This project has clearly an oppositional side against objective forces that are propelling us to a quickly social evolution towards catastrophe.
 
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angelucci_doI.pdf (920.56 Kbytes)
Data de Publicação
2010-02-18
 
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