• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-18042023-153340
Documento
Autor
Nombre completo
Bruna Lanzoni Muñoz
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Santos, Alessandro de Oliveira dos (Presidente)
Machado, Adriana Marcondes
Schucman, Lia Vainer
Título en portugués
Bem-estar subjetivo dos estudantes universitários: uma análise do caso USP
Palabras clave en portugués
Ações afirmativas
Bem-estar subjetivo
Estudantes universitários
Estudo de caso
Relações raciais
Resumen en portugués
O presente trabalho faz parte de um estudo maior que tem como objetivo descrever e analisar os Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, e que tem como objeto a investigação do bem-estar subjetivo (BES) de estudantes negros e não negros, descrevendo e analisando aspectos como satisfação com a vida e afetos positivos e negativos. Não existiam, até o momento, estudos de BES em contexto brasileiro que incluíam a categoria raça em suas análises. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório com base na coleta e análise de dados sobre o BES de estudantes negros e não negros da USP, de modo a aprofundar e complementar as análises e resultados do estudo maior. Os dados foram comparados e analisados conforme sexo-gênero, raça-etnia e renda dos alunos, a fim de produzir um diagnóstico sobre possíveis diferenças entre as vivências universitárias dos estudantes conforme tais marcadores sociais. Verificou-se que a adoção das políticas de fomento ao acesso no Ensino Superior mudou a composição étnico-racial discente na Universidade, mas não o modo dessa instituição operar, onde os mecanismos de exclusão apenas se tornaram mais sutis, embora não menos perversos. Este estudo está em consonância com o compromisso em alcançar maior justiça e equidade social, contribuindo para a formação de pesquisadores e psicólogos constantemente interpelados pela construção de uma sociedade livre das desigualdades e discriminações, do racismo e de seus efeitos psicossociais. As mudanças devem acontecer a partir de diversas frentes, entre elas a própria Universidade, já que, ao fornecer dados que permitam um diagnóstico dos níveis de Bem-Estar Subjetivo bem como das vivências dos estudantes aqui investigadas, podemos contribuir para que se adotem medidas que efetivem, de fato, o direito à universidade e ao bem viver.
Título en inglés
Not informed
Palabras clave en inglés
Affirmative actions
Case study
Race relations
Subjective well-being
University students
Resumen en inglés
This present work is part of a larger study that aims to describe and analyze the Limits and possibilities for the good living of black students in higher education institutions. Its specific object is the investigation of Subjective Well-Being (SWB) of black and nonblack students, describing and analyzing aspects such as satisfaction with life and positive and negative effects. Until now, there were no SWB studies in the Brazilian context that included the race category in their analyses. This is an exploratory investigation based on the collection and analysis of data on SWB from black and non-black students at USP, to deepen and complement the analyzes and results for the larger study. The data were analyzed according to sex-gender, race, and students income, to produce a diagnosis of possible differences among the university experiences of students according to these social markers. It was found that the adoption of policies to encourage access to Higher Education changed the ethnic-racial composition of students at the University, but not its way of operating, where exclusion mechanisms only became more subtle, although no less perverse. This study is in line with the commitment to achieve greater justice and social equity, contributing to the training of researchers and psychologists constantly challenged by the construction of a society free of inequalities, discrimination, racism, and its psychosocial effects. Changes must take place from different fronts, including the University itself. By providing data that allow a diagnosis of the levels of subjective WellBeing and the experiences of the students investigated here, we can contribute to the adoption of measures that effectively provide the right to access University and to good living
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
munoz_corrigida.pdf (3.30 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-04-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.