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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2014.tde-19112014-154551
Documento
Autor
Nome completo
Péricles Pinheiro Machado Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Mandelbaum, Belinda Piltcher Haber (Presidente)
Andriolo, Arley
Meyer, Luiz
Título em português
Psicanálise, cinema e fantasia: a análise de filmes pela perspectiva de Melanie Klein e autores pós-kleinianos
Palavras-chave em português
Análise de filmes
Cinema
Fantasia inconsciente
Melanie Klein
Psicanálise
Resumo em português
Com base em uma pesquisa documental de trabalhos publicados por psicanalistas e acadêmicos vinculados ao pensamento kleiniano, o presente estudo tem por finalidade descrever os modos como as teorias de Melanie Klein e autores pós-kleinianos têm sido aplicadas na análise de obras cinematográficas, evidenciando as principais características e contingências metodológicas que resultam dessa abordagem. O trabalho tem início com uma contextualização das intersecções entre os campos da psicanálise e do cinema, enfatizando-se as proposições de Christian Metz sobre o estudo psicanalítico de filmes. O argumento central da pesquisa é desenvolvido a partir de um trabalho inacabado em que Melanie Klein analisa o filme Cidadão Kane, de Orson Welles, seguido dos comentários de Laura Mulvey a respeito desse ensaio de Klein. A noção de fantasia inconsciente elemento central do pensamento kleiniano é discutida à luz das elaborações teóricas de Hanna Segal sobre a experiência estética propiciada pelas artes, e aprofundada com as contribuições de Graham Clarke e Michael OPray sobre a experiência do psicanalista como espectador no cinema. Foi realizada uma revisão crítica de trabalhos publicados por psicanalistas e acadêmicos que analisam sete filmes por uma perspectiva notadamente kleiniana. A partir dessa revisão, foi possível discernir elementos da abordagem kleiniana utilizados por esses autores na análise do complexo temático de filmes, particularmente a noção de mundo interno, a potência das fantasias inconscientes e a experiência estética do psicanalista como espectador, que oferece sua subjetividade para dar voz aos efeitos emocionais mobilizados pela obra cinematográfica
Título em inglês
Psychoanalysis, cinema e phantasy: the analysis of film from the perspective of Melanie Klein and post-Kleinian authors
Palavras-chave em inglês
Analysis of film
Cinema
Melanie Klein
Psychoanalysis
Unconscious phantasy
Resumo em inglês
Based on a documentary research of papers published by psychoanalysts and academics associated with the Kleinian thought, this study aims at describing the ways in which theories of Melanie Klein and post-Kleinian authors have been used in the analysis of films, revealing the main characteristics and methodological contingencies that result from such an approach. The work begins with a contextualization of the intersections between the fields of psychoanalysis and cinema, emphasizing the propositions of Christian Metz on the psychoanalytic study of film. The central argument of this research is developed from Melanie Kleins unfinished analysis of Orson Welles Citizen Kane, followed by Laura Mulveys comments on Kleins essay. The notion of unconscious phantasy a central element of Kleinian thought is discussed in light of the theories of Hanna Segal on the aesthetic experience afforded by the arts, followed by the accounts of Graham Clarke and Michael OPray on the experience of the analyst as a spectator in the movie theatre. A critical review of the works published by psychoanalysts and scholars who analyse seven films under a particularly Kleinian perspective was performed. Based on the results of the review, it was possible to discern elements of Kleinian approach deployed by these authors in their analysis of the filmic thematic complex, especially the notion of inner world, the potency of unconscious fantasies and the aesthetic experience of the analyst as a spectator, who offers her/his subjectivity to voice the emotional effects elicited by the film
 
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machado_me.pdf (4.82 Mbytes)
Data de Publicação
2014-12-02
 
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