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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.47.2009.tde-25112009-095418
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Carlos de Barros Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Ribeiro, Marcelo Afonso (Président)
Malvezzi, Sigmar
Ramos, Conrado
Titre en portugais
Sujeito e empresa capitalista contemporânea num impasse: entre o laço social neurótico e o perverso
Mots-clés en portugais
Comprometimento organizacional
Constituição do sujeito
Laço social
Organização do trabalho
Psicanálise aplicada
Resumé en portugais
O capitalismo e o mundo do trabalho vêm sofrendo transformações profundas desde a década de 1970. A pesquisa aqui descrita é uma investigação da relação inconsciente entre o sujeito e a configuração atual do capitalismo, no contexto de uma empresa multinacional do ramo hoteleiro. O método adotado foi qualitativo, sendo um estudo de psicanálise aplicada sobre a articulação fantasmática e institucional de prazer, sofrimento e gozo na empresa em questão: 1) pela análise do discurso produzido em entrevistas abertas com 6 de seus funcionários que trabalham em 4 hotéis da rede, localizados em São Paulo capital e em Campinas, realizadas entre outubro de 2007 e novembro de 2008; 2) pela análise de material impresso e on-line da empresa; 3) por um breve recorte sócio-histórico do capitalismo. Uma das conclusões a que chegamos é a de que os fundamentos de uma empresa comercial permanecem os mesmos, mas mudaram os mecanismos e os discursos adotados na sua execução. Agora, entidades abstratas externas a globalização, a competitividade, o mercado supostamente justificam a intensificação da apropriação do que é produzido, do conhecimento, do tempo dos funcionários; justificam a necessidade imperiosa de excelência produtiva, de lucros sempre crescentes; justificam as reestruturações, a adoção de políticas de verificação de competências e demissões. No caso analisado, a velha empresa-mãe, subjetiva nas escolhas, lenta nas decisões, está sendo substituída pela nova empresa objetiva e rápida nas escolhas dos que estão aptos e na implementação de mudanças que os resultados exigem. Mas isso tem sido feito mantendo-se a velha roupagem da mãe-protetora, num discurso quase uníssono sobre um laço social supostamente em grande harmonia, tanto na documentação oficial da empresa, quanto na fala de seus funcionários, da eleita mais de 10 vezes como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil; da que se preocupa com os filhos-funcionários, que oferece a eles muitas oportunidades de carreira. Entretanto, delineiam-se impasses e contradições nos discursos, que parecem oscilar entre o neurótico e o perverso. Porém, a faceta perversa fica, em geral, elidida. Perversa em termos de fantasia e vontade de gozo, na relação com o outro, no caso dos sujeitos, e, no caso da empresa, dos objetivos de lucratividade acima de qualquer preocupação com funcionários, de qualquer responsabilidade social ou de diversidade supostamente valorizada. Além disso, as questões pessoais de todos os 5 sujeitos ouvidos estão ligadas às questões centrais que permeiam a instituição. Questões que se referem ao lugar que cada um ocupa para o outro ser ou não ser reconhecido, ser ou não ser promovido, ser ou não ser demitido, ver ou não ver o outro ganhar uma oportunidade de carreira.
Titre en anglais
Subject and contemporary commercial company in impasse: between the neurotic and perverse social ties
Mots-clés en anglais
Applied psychoanalysis
Organizational commitment
Social ties
Subject Constitution
Work organization
Resumé en anglais
Capitalism and labour configuration have been changing deeply since 1970. The research here described is an investigation about the unconscious relation between the subject and the current capitalism configuration in the context of a multinational company in the hotel market. The method adopted was qualitative, being a study of applied psychoanalysis about the articulation between singular fantasy and institutional discourse as well as pleasure, suffering, jouissance forms in the company in question: 1) by the analysis of discourses produced in open interviews with 6 of its employees that work in 4 of its hotels located in São Paulo and Campinas, Brazil, held between October 2007 and November 2008; 2) by the analysis of printed and on-line corporate material; 3) by a short social-historical briefing of capitalism. One of the conclusions to which we have come is that basic principles of a commercial company are the same as ever. Nevertheless mechanisms and discourses adopted to implement them have changed. Now external abstract entities - globalization, competitiveness, market dynamics - supposedly justify the intensification of appropriation of what is produced by employees, besides their knowledge and time; justify such imperious demand for productive excellence and growing profits; justify restructuring actions, adoption of competence assessment policies and layoffs. In the analysed case, the old mother-company, subjective in selection processes, slow to make decisions, is being replaced by a new company, objective and fast to select competent people and to implement changes that goals associated with financial results require. However this has been done keeping the old image of a protective-mother painted through an almost homogeneous discourse about a social tie supposedly in great harmony. This is the case in both the official corporate documentation and the employees' speech about the company which has been elected more than 10 times as one of the 10 best companies to work in Brazil; which is concerned about its children-employees; which offers several career opportunities to them. However, some contradictions and impasses are detected in discourses, which seem to oscillate between the neurotic and perverse ones. But the perverse dimension usually stays elided. Perverse in the sense of fantasy and will to jouissance in the relation with the other, in the case of the subjects, and, in the case of the company, in the sense of profitability goals above any concern towards employees, any social responsibility or any diversity supposedly appreciated. Furthermore, personal issues of all interviewed subjects are related to the institution core issues. Issues referring to the place that each one occupies for the other - to be or not to be recognized, to be or not to be promoted, to be or not to be laid off, to see or not to see the other getting a career opportunity.
 
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barrosjr_me.pdf (1,003.42 Kbytes)
Date de Publication
2009-12-01
 
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