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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2009.tde-08122009-102302
Documento
Autor
Nome completo
Margareth Yuri Takeuchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Nogueira, Maria Ines (Presidente)
Correia, Paulo Rogério Miranda
Xavier, Gilberto Fernando
Título em português
Estudo do uso de mapa conceitual na promoção de aprendizagem significativa de conteúdo de neurociência na graduação
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Memória
Neurociências
Processos cognitivos
Sistema Límbico
Teoria da Aprendizagem
Resumo em português
Os estudos dos processos cognitivos propiciam um cenário promissor para a realização de pesquisas visando uma maior compreensão de como o funcionamento do cérebro pode favorecer a educação, possibilitando o desenvolvimento de novas teorias e abordagens que estimulem a aprendizagem. O presente trabalho abordará principalmente como se dá a aquisição, o armazenamento, processamento e a recuperação do conhecimento do ponto de vista da neurociência e de que forma o mapa conceitual (MC) pode mapear o conhecimento do indivíduo. O MC pode ser utilizado tanto como uma estratégia de aprendizagem para a compreensão de conceitos-chave bem como as relações entre estes quanto para promover o pensamento crítico do indivíduo. É uma representação gráfica bidimensional cuja estrutura permite organizar visualmente as relações entre conceitos que podem ser indicadas por palavras, frases e símbolos. É usado para facilitar o aprendizado ao hierarquizar os conceitos por meio de construções significativas para o indivíduo. Os conceitos aparecem nas caixas e as relações nas linhas que os unem: a dois conceitos conectados chamamos de proposição. Durante a construção de um MC o indivíduo exercita a sua capacidade de estabelecer relações entre o conhecimento que já tem e o adquirido no decorrer da aprendizagem ao representar graficamente os conceitos sobre um determinado assunto.
Título em inglês
Study of the use of conceptual map in promoting meaningful learning of the neuroscience content in graduation
Palavras-chave em inglês
Cognitive processes
Concept formation
Learning (process)
Learning theory
Limbic System
Memory
Neuroscience
Resumo em inglês
The study of cognitive processes provide a promising scenario to research aimed at better understanding of how the functioning of the brain may promote the education, enabling the development of new theories and approaches that encourage learning. This work will mainly occurs as the acquisition, storage, processing and retrieval of knowledge from the viewpoint of neuroscience, and how the conceptual map can map the knowledge of the individual. The conceptual map (CM) can be used both as a strategy of learning for the understanding of key concepts and relations between them and to promote critical thinking of the individual. Two-dimensional graphical representation, the CM allows visually organize the relationships between concepts. This structure from the wider concepts up to less comprehensive and relations between them can be indicated by words, phrases and symbols. It is used to facilitate the learning concepts ranking by building significant to the individual. The concepts appear in the boxes and lines that unite them: two concepts connected call proposition. During the construction of a CM, the individual exercises its ability to establish relationships between knowledge that he has already acquired in the course of learning to represent graphically the concepts of a particular subject.
 
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TakeuchiME.pdf (1.69 Mbytes)
Data de Publicação
2010-02-22
 
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