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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2024.tde-11072024-123648
Documento
Autor
Nome completo
Liana Tito Barbosa Francisco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Costa, Marcelo Fernandes da (Presidente)
Zagui, Roberta Melissa Benetti
Zin, Andrea Araujo
Título em português
Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Binocularidade
Estrabismo
Velocidade de leitura
Resumo em português
Introdução: A leitura envolve diversos processos de diferentes graus de complexidade, que nos permitem transformar a informação visual percepcionada pelos olhos, numa mensagem que é compreendida. Ao longo dos anos, diversos estudos evidenciam correlações entre distúrbios da motilidade ocular e leitura. Objetivo: Avaliar o impacto dos distúrbios oculomotores na velocidade de leitura em crianças e adolescentes do ensino fundamental. Metodologia: Participaram do estudo 37 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. Treze (35,13%) eram ortofóricos, onze (29,72 %) apresentavam exoforia, três (8,1 %) eram portadores de X(T) com foria e em dez (27,02 %) evidenciou-se X(T) com tropia. Todos foram submetidos a exame oftalmológico com avaliação da motilidade ocular e estereopsia. Após o exame, foi avaliada a velocidade de leitura utilizando a tabela MNREAD modelo On e OFF. A análise de cluster foi o cálculo estatístico eleito para avaliar o resultado da pesquisa. Resultados: Os resultados da análise evidenciaram que independente da apresentação do modelo da tabela MNREAD (fundo ON X fundo OFF), a melhor acuidade visual atingida se relacionou com a Variante 1, definida pela idade dos participantes, e com a amplitude de divergência fusional para perto e para longe. O resultado do Titmus não se associou à velocidade de leitura observada. Conclusão: A pesquisa evidenciou que a faixa etária, a amplitude de leitura e a função vergencial se associaram no desempenho de leitura do grupo estudado.
Título em inglês
Impact of oculomotor disorders on reading speed in elementary school students
Palavras-chave em inglês
Binocularity
Learning
Reading speed
Strabismus
Resumo em inglês
Introduction: Reading involves several processes of different degrees of complexity, which allow us to transform visual information perceived by the eyes into a message that is understood. Over the years, several studies have shown correlations between ocular motility disorders and reading. Objective: To evaluate the impact of oculomotor disorders on reading speed in elementary school children and adolescents. Methodology: 37 children and adolescents between 9 and 12 years of age participated in the study. Thirteen (35.13%) were orthophoric, eleven (29.72%) had exophoria, three (8.1%) were carriers of X(T) with phoria and in ten (27.02%) X( T) with tropia. All underwent ophthalmological examination with assessment of ocular motility and stereopsis. After the exam, reading speed was evaluated using the MNREAD table model On and OFF. Cluster analysis was the statistical calculation chosen to evaluate the research results. Results: The results of the analysis showed that regardless of the presentation of the model in the MNREAD table (background ON near and far. The Titmus result was not associated with the observed reading speed. Conclusion: The research showed that age group, reading range and vergence function were associated with the reading performance of the studied group.
 
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Data de Publicação
2024-07-11
 
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