• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2004.tde-01042015-160051
Documento
Autor
Nombre completo
Christiane Oliveira Teixeira de Barros
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Fusari, Jose Cerchi (Presidente)
Pimenta, Selma Garrido
Rios, Terezinha Azeredo
Título en portugués
O papel do diretor escolar na formação em serviço: um estudo da proposta de formação da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo
Palabras clave en portugués
Cultura escolar
Diretor escolar
Formação contínua
Periferia
Resumen en portugués
Esta investigação tem como objetivo repensar o papel do diretor escolar na formação em serviço, tendo como referência a análise de práticas bem sucedidas de formação contínua, desenvolvidas por duas diretoras da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, SP, em escolas de periferia. Trata-se de uma pesquisa empírica, com abordagem qualitativa, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas, tendo como referencial teórico a produção de Libâneo (2002), Pimenta (2002) e Rios (1997), que consideram o professor um intelectual crítico e reflexivo. A pesquisa analisa como as diretoras investigadas assumem a incumbência de formadoras de professores frente à proposta da Secretaria. Para isso, apresento a influência da cultura escolar na formação dos educadores e algumas reflexões sobre as ações formativas da Secretaria e suas repercussões na atuação das diretoras, bem como as especificidades da escola de periferia nesse processo, apresentando, ainda, algumas estratégias de formação realizadas pelas diretoras pesquisadas. Finalizo refletindo acerca das possibilidades de atuação do diretor na formação em serviço, tendo a escola como locus privilegiado para essa formação, e concluo que uma escola reflexiva não é apenas fruto de professores reflexivos, mas de um coletivo reflexivo e de políticas públicas adequadas, em que o diretor pode ser mediador do processo formativo, desde que assuma o papel de co-responsável pela organização do trabalho pedagógico de formação e adote uma postura crítico-reflexiva sobre sua própria atuação, sendo, portanto, o articulador do projeto político pedagógico.
Título en inglés
The role of the school principal in-service training: a study of the proposed formation of the Municipal Education of Sao Bernardo do Campo Secretariat
Palabras clave en inglés
Continuous formation
Headmaster school
Scholar culture
Suburb
Resumen en inglés
This investigation has an object to rethink the role of the headmaster school in the vocational training, having as reference of analyses of practice well succeded of continuous formation, developed for two directors of São Bernardo do Campo Municipal Secretary of Education, SP, in suburb school. It´s about empirical research, with qualitative approach carried from half structure having as theoretical referencial Libâneo (2002), Pimenta (2002) and Rios (1997)s production, that consider the professor an intellectual critic and reflexive. The research analyses as investigate directors take the incumbency of teachers forming front to proposal of the Secretary, that´s why, I present the influence of the scholar culture on the educator´s formations and some reflexions about formatives actions of Secretary and their repercussions on the directors performance, as well as suburbs specific school in process, presenting, yet, some formation strategies carried by researcher directors. At the end I reflex about the possibilities of directors´s performance formations in services, having the school as locus exceptional for this fomations, and I conclude that a reflexive school is not only result of reflexive teachers, but of collective reflexions and the adequate public politic, that the director can be intermediate of the formative process, since it´s assumed the role of co-responsible for the pedagogic work organizations of formation and adopt a critic-reflexive posture about actuation itself, being, thus, the articulator of the educational politic project.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-07-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.