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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2014.tde-01102014-105809
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Picchetti Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Moura, Manoel Oriosvaldo de (Presidente)
Araujo, Elaine Sampaio
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
Taffarel, Celi Neuza Zulke
Tanamachi, Elenita de Ricio
Título em português
A atividade pedagógica da educação física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal
Palavras-chave em português
Atividade de ensino
Atividade pedagógica
Cultura corporal
Educação física escolar
Objeto de ensino
Teoria histórico-cultural
Resumo em português
A atividade pedagógica da Educação Física lida com as atividades da cultura corporal, tal qual o jogo, a luta, a dança, a mímica e a ginástica, que podem ser consideradas os objetos de ensino dessa disciplina. A tese defendida neste trabalho é que os objetos de ensino da Educação Física devem ser elaborados a partir da explicação e sistematização das dimensões genéricas que constituem as atividades da cultura corporal. O objetivo da pesquisa foi elaborar uma proposição sobre os objetos de ensino da Educação Física como uma expressão do processo histórico de desenvolvimento das atividades corporais. O trabalho fundamentou-se nos princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico e Dialético, notadamente no princípio referente à análise lógico-histórica dos fenômenos. Essa fundamentação nos permitiu investigar as condições necessárias para o surgimento das atividades da cultura corporal (sua gênese), bem como as relações essenciais que as constituem (sua estrutura). Destaca-se dessa investigação duas sínteses principais. A primeira delas refere-se às dimensões simultaneamente humanizadora e alienadora das atividades da cultura corporal, dimensões essas que se encontram sintetizadas no fenômeno Esporte como a mediação central que permitiu o desenvolvimento dessas atividades em nossa sociedade. A segunda síntese refere-se às proposições das relações essenciais da cultura corporal às quais denominamos de: criação de uma imagem artística com as ações corporais, controle da ação corporal do outro e domínio da própria ação corporal. Essas relações, sistematizadas em seus aspectos gerais, constituem-se nos objetos de ensino da Educação Física, passando a ser o principal critério pedagógico para a determinação dos conteúdos e modos de organização do ensino dessa disciplina em uma perspectiva histórica e cultural da formação humana. A elaboração da tese nos permite afirmar que a Educação Física deve ensinar essas relações gerais e essenciais, que se manifestam nas muitas e diferentes formas das atividades da cultura corporal e que expressam modos de ação e capacidades humano-genéricas desenvolvidas pela prática social. Essa conceituação da Educação Física permite que ela contribua para concretizar o objetivo geral do trabalho educativo escolar a partir da especificidade de suas atividades: a formação do pensamento teórico dos estudantes e professores.
Título em inglês
Physical educations pedagogical activity: the proposition of the teaching objects and the development of bodily culture activities
Palavras-chave em inglês
Bodily culture
Cultural historical theory
Pedagogical activity
Physical education
Teaching activity
Teaching objects
Resumo em inglês
Physical Educations pedagogical activity deals with bodily culture activities, such as game, combat game, dance, mimicry and gymnastic, that may be considered as the teaching objects of this discipline. The thesis defended in this work is that the teaching objects of Physical Education must be elaborated through the explanation and systematization of the generic dimensions that constitute bodily culture activities. The objective of this research was to elaborate a proposition of the teaching objects of Physical Education as an expression of the historical development of bodily culture activities. The work was based on the theoretical and methodological principles of the Cultural Historical Theory and of the Historical and Dialectical materialism, notably, the historical and logical principle to analyze a phenomenon. This framework allows us to investigate the necessary conditions for the development of bodily culture activities (its genesis), as well as its essential relations (its structure). We highlight in this investigation two main syntheses. The first one refers both to the humanizing dimension of bodily culture activities and to its alienating dimension, that can be found synthesized in the phenomenon Sport which is the central mediation for the development of those activities in our society. The second synthesis refers to the propositions of the essential relations of bodily culture, named by us as: the creation of an artistic image with bodily actions, the controlling of others bodily action and the mastery of ones own bodily action. These relations systematized in their general aspects are the teaching objects of Physical Education and, as such, the main pedagogical criterion for determining the contents and the teaching organization in a cultural and a historical perspective of human education. The thesis elaboration allows us to affirm that Physical Education must teach these general and essential relations, manifested in different forms of bodily culture activities and expressing generic-human modes of action and capacities developed through social practice. This conceptualization of Physical Education enables it to contribute to materialize the general goal of school practice through the specificity of its activities: the development of the theoretical thinking of students and teachers.
 
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Data de Publicação
2014-10-07
 
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