• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2011.tde-01122011-144200
Documento
Autor
Nome completo
Maria Aparecida Corrêa Custodio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Hilsdorf, Maria Lucia Spedo (Presidente)
Boeing, Antonio
Carvalho, Marta Maria Chagas de
Leonardi, Paula
Nunes, Maria José Fontelas Rosado
Título em português
Artes de fazer de uma congregação católica: uma leitura certeausiana da formação e trajetória das Filhas da Imaculada Conceição (1880-1909)
Palavras-chave em português
cotidiano
educação feminina
história de mulheres
tática
trajetória
Resumo em português
Este estudo pretende narrar a história das Filhas da Imaculada Conceição, com ênfase nas táticas utilizadas por elas para formar uma congregação religiosa no sertão de Vígolo (SC), em 1890, a fim de atender idosas doentes, meninas e órfãs. Começa a análise estudando os contextos familiares, religiosos, socioculturais e históricos da fundadora da congregação, Amabile Lucia Visintainer, a qual emigrou da Itália com sua família em 1875. Acompanha o crescimento, a expansão e os processos de institucionalização de sua organização que são consolidados em 1909, no bojo da intervenção romanizada e ultramontana de bispos paulistas e do jesuíta diretor espiritual da congregação. Utiliza como fontes: crônicas das próprias irmãs que viveram a experiência, crônicas de outras irmãs que coletaram e reescreveram sua história, biografias, cartas, entrevistas e outros documentos institucionais que possibilitam investigar o cotidiano dessa antiga comunidade de mulheres que se transformou na quarta congregação a ser fundada no Brasil. Para reler os temas apreendidos das fontes, inspiram-nos as propostas teóricas de Michel de Certeau, as quais subsidiam a reflexão sobre as táticas utilizadas pelas irmãs para inventar sua realidade em Vígolo, Nova Trento e São Paulo. As conclusões apontam, entre outras questões, a relevância para a História da Educação de uma pesquisa voltada para a análise da trajetória e do cotidiano de freiras, possibilitando compreender melhor as razões e os contextos que levam uma congregação feminina a desenvolver um trabalho com meninas e órfãs, o que explica também o sentido da educação que receberam e que ministraram.
Título em inglês
Art of making a Catholic Congregation: A certeausian reading of the formation and trajectory of the Daughters of the Immaculate Conception (1880-1909)
Palavras-chave em inglês
everyday life
female education
history of women
tactics
trajectory
Resumo em inglês
This study aims to tell the history of the Daughters of the Immaculate Conception with emphasis on the tactics used by them to initiate a religious congregation in the wilderness of Vigolo (SC) in 1890, in order to care for elderly sick people, girls and orphans. Beginning the analysis by studying the family, religious, socio-cultural and historical backgrounds of the founder of the congregation, Amabile Lucia Visintainer, who emigrated from Italy with his family in 1875. This work follows the growth expansion and institutionalization processes of her organization that is consolidated in 1909, in the course of the intervention of ultramontane and Romanized bishops from Sao Paulo and the Jesuit spiritual director of the congregation. The source of this study are the chronicles of their own sisters who lived through the experience, chronic of other sisters who collected and rewrote their history, biographies, letters, interviews and other institutional documents that enable to investigate the everyday life of this ancient community of women who became the fourth congregation be founded in Brazil. To reread the topics picked up from the sources, we had as inspiration the theoretical proposals of Michel de Certeau, which are the base to reflect on the strategy used by the sisters to invent their reality in Vigolo, Nova Trento and Sao Paulo. The conclusions indicate, among other things, the relevance for the History of Education a survey that aims at analyzing the history and the daily life of nuns, enabling better understand on the reasons and contexts that make a female congregation to develop a working with girls and orphans, which also explains the meaning of education they have received and given.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-01-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.