• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2010.tde-02032010-091909
Documento
Autor
Nombre completo
Marcia Borin da Cunha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Giordan, Marcelo (Presidente)
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Arroio, Agnaldo
Marandino, Martha
Queiroz, Salete Linhares
Título en portugués
A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica
Palabras clave en portugués
divulgação científica
ensino de Ciências
percepção da Ciência e da Tecnologia
teoria sociocultural
Resumen en portugués
O presente trabalho trata da percepção da Ciência e da Tecnologia dos estudantes de Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de São Paulo/Brasil e das relações destas percepções com a divulgação da Ciência. Como suporte teórico principal para esta pesquisa utilizou-se a Teoria Sociocultural de Vigotski e os estudos de Bakhtin sobre análise do discurso. A intenção principal deste trabalho foi discutir os aspectos que envolvem a Educação Formal e a Mídia, considerando que o indivíduo convive em um contexto sociocultural e, por meio de interações constantes construí significados. As significações atribuídas pelos indivíduos acontecerão tanto ao nível das percepções quanto ao nível da formação dos conceitos e, neste sentido, esta pesquisa traz não apenas algumas percepções de Ciência e Tecnologia que os estudantes apresentam, mas também contribui no sentido de entender como estes estudantes interagem com tais percepções e com as publicações em jornais e revistas que divulgam a Ciência e a Tecnologia. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se no paradigma interpretativo, o qual pressupõe que o mundo real vivido é uma construção dos atores sociais na busca de significados. A partir deste paradigma construímos uma fonte de dados por meio de duas abordagens de pesquisa: a abordagem quantitativa e a abordagem qualitativa. Para coleta dos dados utilizaram-se as técnicas de entrevistas estruturadas, entrevistas semiestruturadas, questionário sociocultural e registro das atividades em sala de aula. Esta ampla coleta resultou em uma vasta fonte de dados que, após analisadas, nos levaram a traçar alguns indicativos para pensar numa intervenção na sala de aula considerando as percepções de Ciência e Tecnologia dos estudantes e a influência destas nos processos de significação. Além disso, os resultados nos levam a concluir que existe uma necessidade real de uma leitura crítica da divulgação científica por parte dos estudantes e esta leitura pode e deve ser realizada por meio de interações com textos de divulgação científica nas aulas de Ciências.
Título en inglés
The perception of Science and Technology by secondary students and the divulgation of Science.
Palabras clave en inglés
divulgation of Science
perception of Science and Technology
socio-cultural theory
teaching of Science
Resumen en inglés
This thesis deals with the perception that secondary students in a public school in São Paulo, Brazil, have of Science and Technology, and with the relationship of such perception with the divulgation of Science. The main theoretical support for the research employed Vigotskis Socio-cultural Theory, and Bakhtins studies on discourse analysis. The main purpose of the thesis is the discussion of the aspects that involve Formal Education and the media, considering that man lives within a socio-cultural context and by means of constant interactions, builds meanings. The meanings attributed by man take place both at the level of perceptions as well as at the level of the formation of concepts, and in this sense, this research not only deals with some perceptions of Science and Technology that students have, but also contributes in understanding how such students interact with such perceptions and the newspapers and magazine publications that promote Science and Technology. The research methodology utilized was based on the interpretative paradigm, which presupposes that the real world is a construction by the social actors in the search for meanings. Starting from this paradigm a source of data was built through two research approaches: the quantitative and qualitative approaches. Data was collected through the technique of structured and semi-structured interviews, sociocultural questionnaire, and recording of activities in the classroom. This broad collection of data resulted in abundant source of data which, after analysis, permitted the drawing of some guidelines for an intervention in the classroom taking into consideration the perceptions of Science and Technology of the students and the influence of such perceptions in the signification processes. In addition, the results lead to the conclusion that there is a real need for a critical reading of the promotion of Science by students, and that this reading may be carried out by means of interaction with scientific divulgation texts in Science classes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.