• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.48.2011.tde-04072011-142013
Documento
Autor
Nombre completo
Andréa Aparecida Cavinato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Almeida, Rogério de
Araújo, Miguel Almir Lima de
Iavelberg, Rosa
Leão, Lucia Isaltina Clemente
Título en portugués
Processos de criação: teatro e imaginário
Palabras clave en portugués
aprendizagem
ensino de arte
imaginário
mitopoiética
teatro
Resumen en portugués
A presente tese de doutorado relata processos de criação em Teatro e Imaginário, proposta de formação de professores em diálogo com autores e encenadores através de uma hermenêutica simbólica. A parte vivencial da pesquisa, o curso Teatro da Imaginação, gerou material de referência para os processos aqui descritos e analisados. A proposta tem antecedentes no trabalho desenvolvido junto ao grupo de teatro Ventoforte e foi articulada a partir de alguns elementos dos processos de teatro de pesquisa inspirados no Teatro Antropológico desenvolvido por Eugenio Barba como o conceito de energia e o pensamento em ação. A partir dos schèmes conceituados por G. Durand, a proposta desenvolve estímulos em uma mitopoiética, em uma educação da sensibilidade em que as criações foram estimuladas em improvisações com temas: os quatro elementos bachelardianos e a alquimia, no desenvolvimento da linguagem dos anjos ou da alma, para isso travou breve diálogo com os autores da pedagogia imaginal Paolo Mottana, que retoma a obra de Corbin, Hillman e Jung. Uma pedagogia do imaginário em Teatro foi elaborada gerando cenas, desenhos, poemas, improvisações que se configuraram em proposta a partir de uma perspectiva de uma pedagogia da aventura inspirada pelo pedagogo italiano Ricardo Massa que se coaduna com a ideia de jornada interpretativa. Desenvolve, portanto, formação de professores em Arte a partir de espaços de experimentação e criação através da corporeidade, conceito de Merleau-Ponty, em um trajeto antropológico, no conceito de Gilbert Durand, buscando a desobliteração das fontes de acesso ao Imaginário.
Título en inglés
Creation process: theatre and imaginary
Palabras clave en inglés
art education
imaginary
learning
mythpoetics
theatre
Resumen en inglés
This thesis describes the processes of creation and imaginary theatre, a proposal for teacher education in dialogue with writers and directors though a symbolic hermeneutics. The experience of the research, the course the Imagination Theatre, generated reference for the processes described and analyzed. The proposal has antecedents in the developed work with the theatre group Ventoforte and was articulated from some elements of the processes of research inspired by the Anthropologic theatre created by Eugenio Barba as the concept of energy and thought into action. The schèmes conceptualized by G. Durand, the proposal stimulates and develops on a mythpoetics stimuli, in a education of sensibility which the creations were stimulates in improvisation on themes: the four elements Bachelardian and Alchemy, in the development of the language of angels or of the soul, for it caught brief dialogue with the author´s imaginal pedagogy Paolo Mottana, taking over the work of Corbin, Hillman and Jung. A pedagogy of the imaginary in theatre was established by generating scenes, drawing, poems and improvisations that figure as a proposal from the perspective of a pedagogy of adventure inspired by the Italian pedagogue Ricardo Massa that is consistent with the idea of interpretive Journey. Therefore develops teacher training in art from spaces of experimentation and creation out of embodiment, Merleau-Ponty´s concept, in an anthropological path, the concept of Gilbert Durand, seeking to desobliterates sources of access to the imaginary.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ANDREA_CAVINATO.pdf (18.23 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-07-25
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • CAVINATO, Andrea. A Arte de Contar Histórias. PLURES–Humanidades: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado [online], 2010, n. 13, p. 147-158. jan./jul. 2010. RibeirãoPreto, SP: Centro Universitário Moura Lacerda. Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado –14,5 x 21cm. 183p.Semestral. [acesso 2016-08-13]. Disponível em : <http://portalmouralacerda.com.br/wp-content/uploads/2016/05/plures13-2010.pdf>
  • CAVINATO, Andrea. A História do menino navegador Ilo Krugli e seu indomável Ventoforte : uma experiência em Teatro e Educação. In Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, IX, São Carlos, 2009.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.