• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-04072011-142013
Document
Auteur
Nom complet
Andréa Aparecida Cavinato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Santos, Marcos Ferreira dos (Président)
Almeida, Rogério de
Araújo, Miguel Almir Lima de
Iavelberg, Rosa
Leão, Lucia Isaltina Clemente
Titre en portugais
Processos de criação: teatro e imaginário
Mots-clés en portugais
aprendizagem
ensino de arte
imaginário
mitopoiética
teatro
Resumé en portugais
A presente tese de doutorado relata processos de criação em Teatro e Imaginário, proposta de formação de professores em diálogo com autores e encenadores através de uma hermenêutica simbólica. A parte vivencial da pesquisa, o curso Teatro da Imaginação, gerou material de referência para os processos aqui descritos e analisados. A proposta tem antecedentes no trabalho desenvolvido junto ao grupo de teatro Ventoforte e foi articulada a partir de alguns elementos dos processos de teatro de pesquisa inspirados no Teatro Antropológico desenvolvido por Eugenio Barba como o conceito de energia e o pensamento em ação. A partir dos schèmes conceituados por G. Durand, a proposta desenvolve estímulos em uma mitopoiética, em uma educação da sensibilidade em que as criações foram estimuladas em improvisações com temas: os quatro elementos bachelardianos e a alquimia, no desenvolvimento da linguagem dos anjos ou da alma, para isso travou breve diálogo com os autores da pedagogia imaginal Paolo Mottana, que retoma a obra de Corbin, Hillman e Jung. Uma pedagogia do imaginário em Teatro foi elaborada gerando cenas, desenhos, poemas, improvisações que se configuraram em proposta a partir de uma perspectiva de uma pedagogia da aventura inspirada pelo pedagogo italiano Ricardo Massa que se coaduna com a ideia de jornada interpretativa. Desenvolve, portanto, formação de professores em Arte a partir de espaços de experimentação e criação através da corporeidade, conceito de Merleau-Ponty, em um trajeto antropológico, no conceito de Gilbert Durand, buscando a desobliteração das fontes de acesso ao Imaginário.
Titre en anglais
Creation process: theatre and imaginary
Mots-clés en anglais
art education
imaginary
learning
mythpoetics
theatre
Resumé en anglais
This thesis describes the processes of creation and imaginary theatre, a proposal for teacher education in dialogue with writers and directors though a symbolic hermeneutics. The experience of the research, the course the Imagination Theatre, generated reference for the processes described and analyzed. The proposal has antecedents in the developed work with the theatre group Ventoforte and was articulated from some elements of the processes of research inspired by the Anthropologic theatre created by Eugenio Barba as the concept of energy and thought into action. The schèmes conceptualized by G. Durand, the proposal stimulates and develops on a mythpoetics stimuli, in a education of sensibility which the creations were stimulates in improvisation on themes: the four elements Bachelardian and Alchemy, in the development of the language of angels or of the soul, for it caught brief dialogue with the author´s imaginal pedagogy Paolo Mottana, taking over the work of Corbin, Hillman and Jung. A pedagogy of the imaginary in theatre was established by generating scenes, drawing, poems and improvisations that figure as a proposal from the perspective of a pedagogy of adventure inspired by the Italian pedagogue Ricardo Massa that is consistent with the idea of interpretive Journey. Therefore develops teacher training in art from spaces of experimentation and creation out of embodiment, Merleau-Ponty´s concept, in an anthropological path, the concept of Gilbert Durand, seeking to desobliterates sources of access to the imaginary.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ANDREA_CAVINATO.pdf (18.23 Mbytes)
Date de Publication
2011-07-25
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • CAVINATO, Andrea. A Arte de Contar Histórias. PLURES–Humanidades: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado [online], 2010, n. 13, p. 147-158. jan./jul. 2010. RibeirãoPreto, SP: Centro Universitário Moura Lacerda. Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado –14,5 x 21cm. 183p.Semestral. [acesso 2016-08-13]. Disponível em : <http://portalmouralacerda.com.br/wp-content/uploads/2016/05/plures13-2010.pdf>
  • CAVINATO, Andrea. A História do menino navegador Ilo Krugli e seu indomável Ventoforte : uma experiência em Teatro e Educação. In Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, IX, São Carlos, 2009.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.