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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2011.tde-04102011-095459
Documento
Autor
Nome completo
Rosilene Silva Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Di Pierro, Maria Clara (Presidente)
Arelaro, Lisete Regina Gomes
Possani, Lourdes de Fátima Paschoaletto
Título em português
As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
Palavras-chave em português
educação de jovens e adultos
federalismo
política educacional
São Paulo (Estado)
Resumo em português
Este trabalho analisa as políticas de EJA desenvolvidas pela União e pelo Estado de São Paulo, no período 2003-2009, sob a ótica do regime de colaboração em um Estado federativo. Elegemos como instâncias a serem objeto de nossa análise a Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Alfabetização do Ministério da Educação DPEJA/SECAD/MEC, e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo SEESP. Através da descrição e análise de políticas e programas, e dos dados de demanda e oferta escolar por essas duas instâncias, buscamos avaliar como o regime de colaboração, entre as esferas federal e estadual de governo, tem se concretizado no Estado de São Paulo, no sentido e garantir a efetivação do direito à educação das pessoas jovens e adultas que não puderam iniciar ou concluir a escolarização básica na idade considerada regular. A pesquisa foi realizada mediante análise de documentos, realização de entrevistas com pessoas envolvidas com a temática e revisão da bibliografia sobre o tema. Conclui-se que a as responsabilidades estabelecidas pela legislação referente à obrigatoriedade da oferta de EJA não tem sido respeitada pela União e pelo Estado de São Paulo. Um dos principais fatores ligados a este descumprimento da legislação é o fato de que a colaboração entre estes dois entes federados em relação à EJA não se efetivou satisfatoriamente no período analisado.
Título em inglês
The federative relations and the EJA policies in the satate of São Paulo in the period 2003-2009.
Palavras-chave em inglês
and of data about the demand and supply for schools in these two institutions
and the São Paulo State Education Department. Through the description and analysis of policies and p
between the years 2003-2009
from the perspective of intergovernmental political cooperation. We selected the following instituti
interviews with people involved with the issue and review of literature on the subject. We have conc
This study analyzes the policies for youth and adult education developed by the Brazilian federal go
we could evaluate how the intergovernmental political cooperation has been realized in the State of
Resumo em inglês
educational policy; youth and adult education; federalism; São Paulo (State)
 
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Data de Publicação
2011-10-11
 
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