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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2007.tde-05102007-142916
Documento
Autor
Nome completo
Suely Moreira Marques
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Baumel, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho (Presidente)
Anna, Lucia de
Caiado, Katia Regina Moreno
Gardou, Charles
Silva, Rossana Valéria de Souza e
Título em português
Pensar e agir na inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais decorrentes de uma deficiência, a partir de referenciais freirianos: rupturas e mutações culturais na escola brasileira.
Palavras-chave em português
Deficiência
Inclusão
Mutação cultural
Necessidades educacionais especiais
Paulo Freire
Rupturas
Resumo em português
A presente tese, efetuada em co-tutela entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Lumière Lyon2, na França, tem como objetivo demonstrar como, e até que ponto, Paulo Freire constitui um referencial teórico e prático para a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais decorrentes de uma deficiência. A educação especial no Brasil, é apresentada desde suas raíses históricas até a atualidade efetuando-se uma análise da evolução dos termos à ela relacionados. O pensamento freiriano é analisado à luz dos fundamentos da educação inclusiva sob três enfoques: filosófico, antropo-sociológico e pedagógico. O locus da pesquisa são duas escolas populares de educação básica, localizadas no município de Chapecó, em Santa Catarina, acolhendo crianças com deficiência intelectual e surdas. Ali foram entrevistados 51 atores educacionais: alunos, professores, profissionais externos às escolas, coordenador pedagógico, diretores de escola e secretários da educação do município, seguindo a metodologia da entrevista compreensiva e semi-diretiva. Para o tratamento das respostas utilizou-se a análise temática segundo Laurence Bardin. As análises mostram que a noção de 'escola popular', tal como a concebia Paulo Freire, traça as rupturas necessárias para a passagem de práticas pedagógicas 'excludentes' à práticas abertas à diversidade, em praticular para as crianças atingidas por uma deficiência. As escolas estudadas valorizam a diversidade e respeitam a singularidade de cada aluno, na teoria como na prática, lutando contra a exclusão. A participação e a autonomia dos alunos são estimuladas assim como a colaboração entre os professores que trabalham de forma interdisciplinar através dos temas geradores. A colaboração entre pais e escola bem como a avaliação dialógica ainda estão em vias de efetivação porém a pesquisa demonstra que as escolas populares, fundamentadas na teoria e prática de Paulo Freire podem ser consideradas inclusivas sob diversos aspectos. Mudanças radicais foram efetuadas nestas escolas com relação às suas idéias, sua organização e prática pedagógica partindo do pensamento freiriano.
Título em francês
Penser et agir l'inclusion scolaire des enfants en situation de handicap à partir des référents freiriens. Ruptures et mutations culturelles à l'école brésilienne.
Palavras-chave em francês
Besoins éducatifs spéciaux
Déficience
Handicap
Inclusion
Mutation culturelle
Paulo Freire
Rupture
Resumo em francês
La présente thèse, réalisée en cotutelle entre l'Université de São Paulo et l'Université Lumière Lyon 2, a pour objectif de montrer comment, et dans quelle mesure, les travaux de Paulo Freire constituent un référentiel théorique et pratique pour l'inclusion scolaire des enfants em situation de handicap. L'éducation spécialisée au Brésil y est étudiée de ses origines à nos jours, permettant ainsi une analyse de l'évolution des termes qui s'y rapportent. C'est à partir des fondements de l'éducation inclusive que la pensée freirienne est analysée, et cela, sous trois angles: l'angle philosophique, l'angle anthropo - sociologique et l'angle pédagogique. Ce travail de recherche a été mené au sein de deux écoles populaires d'enseignement de base, localisées dans la municipalité de Chapeco, dans l'Etat de Santa Catarina, écoles qui accueillent des enfants déficients intellectuellement ainsi que des enfants sourds. Cinquante et un acteurs éducatifs ont été interrogés : des élèves, des enseignants, des professionnels extérieurs à l'école, des coordinateurs pédagogiques, des directeurs d'école et des secrétaires d'éducation de la municipalité. La méthodologie choisie est celle de l'entretien compréhensif et semidirectif. Pour le traitement des réponses, l'analyse thématique de Laurence Baudin a été utilisée. Les analyses montrent que la notion d'école populaire telle qu'elle a été conçue par Paulo Freire comporte les ruptures nécessaires au passage de pratiques pédagogiques «excluantes» à des pratiques ouvertes à la diversité, ce qui est particulièrement vrai pour les enfants em situation de handicap. Les écoles étudiées valorisent la diversité et respectent la singularité de chaque élève, dans la théorie comme dans la pratique, luttant ainsi contre l'exclusion. La participation et l'autonomie des élèves y sont stimulées, tout comme la collaboration entre les professeurs qui pratiquent une pédagogie interdisciplinaire au travers des thèmes générateurs. Bien que la collaboration entre les parents et l'école et l'évaluation dialogique en soient encore à leurs débuts, ce travail montre que les écoles populaires, inspirées de Paulo Freire, peuvent être considérées comme des écoles inclusives sous divers aspects. Des mutations radicales ont pu être observées dans ces écoles qui ont opté pour la pensée freirienne, tant dans le domaine des idées, que dans celui de l'organisation et de la pratique pédagogique.
 
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Data de Publicação
2008-09-04
 
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