• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-05102020-161027
Documento
Autor
Nombre completo
Luiz Fernando de Prince Fukushiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Almeida, Rogério de
Ishiki, Michiko Okano
Rubira, Fabiana de Pontes
Umeda, Guilherme Mirage
 
Título en portugués
Escritos sobre a estética além da arte: transmissão e experiência nas culturas japonesas
Palabras clave en portugués
Autoformação
Culturas japonesas
Experiência estética
Resumen en portugués
Se a experiência estética se dá a partir do encontro de duas configuraçõesa configuração formal do objeto e a configuração subjetiva da pessoa que a percebe, a arte torna-se lugar privilegiado dessa experiência quando há uma obra de arte e um indivíduo disposto a se relacionar com ela. Esta tese pretende então investigar momentos das culturas japonesas em que a experiência estética pode atuar a partir de configurações formais que não se definem como obra de arte, já que esta não é uma exigência para que ocorra a experiência estética. O fato de que, após o contato com o conceito de obra de arte europeu, diversos objetos e elementos das expressões japonesas passaram a ser retroativamente considerados artísticos comprova o valor estético dos objetos mesmo que originalmente não inseridos dentro da instituição arte. Metodologicamente, a tese se pauta pelo estilo ensaístico (exame atento) assim como em Adorno, e no diálogo convergente com o estilo zuihitsu, no âmbito das investigações sobre autoformação. Os conceitos de kata, mitate e d são analisados, assim como alguns momentos de manifestações japonesas afins à arte, para que possam auxiliar na compreensão da experiência estética a partir de práticas cotidianas e também das problemáticas e potencialidades que possam surgir daí. Afirma Fujiwara Teika: ou na tradução de Madalena Cordaro, a palavra é antiga, o coração é novo.
 
Título en inglés
Notes on aesthetics beyond art: transmission and experience on Japanese cul- tures
Palabras clave en inglés
Aesthetic experience
Japanese cultures
Self-formation
Resumen en inglés
If the aesthetic experience occurs from the meeting of two configurationsthe formal configuration of the object and the subjective configuration of the person who perceives it, art becomes a privileged place of this ex- perience when there is a work of art and an individual willing to relate to it. This thesis intends to investigate moments of Japanese cultures in which aesthetic experience can act from formal configurations that are not defined as a work of art, since this is not a requirement for the aesthetic experience to occur. The fact that, after the contact with the European concept of work of art, several objects and elements of Japanese expressions started to be retroactively considered artistic proves the aesthetic value of the objects even if they were not originally inserted within the institution art. Methodologically, the thesis is guided by the essay style (attentive examination) as used by Adorno, and in the convergent dialogue with the zuihitsu style, within the scope of investigations on self-formation. The concepts of kata, mitate and d are analyzed, as well as some moments of Japanese manifestations related to art, so that they can assist in the understanding of the aesthetic experience from daily practices and also the problems and potentialities that may arise from there. Fujiwara Teika states: or, based on Madalena Cordaros translation, the word is old, the heart is new.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP.