• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-06092011-125914
Documento
Autor
Nombre completo
Mônica Fogaça
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Giordan, Marcelo (Presidente)
Macedo, Elizabeth Fernandes de
Martins, Isabel Gomes Rodrigues
Mattos, Cristiano Rodrigues de
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Título en portugués
Blog no ensino de ciências: uma ferramenta cultural influente na formação de identidades juvenis
Palabras clave en portugués
blogs
culturas juvenis
dialogia
ensino de ciências
estudos culturais em educação
hibridação
identidades juvenis
Resumen en portugués
Essa pesquisa tem por objetivo investigar os efeitos de uma prática pedagógica para o ensino de ciências, circunstanciada pelo uso de blogs, sobre as identidades dos jovens. O foco na interface entre ensino de ciências, formação das identidades juvenis e tecnocultura, particularmente no uso de blogs, tem por justificativa o fato de que grande parte dos jovens urbanos constrói suas identidades na interação com as tecnologias digitais. Nesse tipo de ambiente, eles sofrem os impactos da revolução cultural deflagrada pela globalização. São impactos produzidos por discursos que estimulam o consumismo de tecnologias e o incremento de impactos sociais e ambientais. Analisamos os efeitos da prática pedagógica, realizada com 192 estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 66 grupos, que produziram blogs nas aulas de ciências ao longo de um ano letivo, estimulados pela condução de temas culturais (CORAZZA,1997). Os dados coletados foram submetidos a um processo de análise quantitativa preliminar. Este permitiu selecionar dois grupos para análise de discurso das postagens, fundamentada na concepção de linguagem de Bakhtin e que teve por ferramentas analíticas a teoria da ação mediada (WERTSCH,1999) e a proposta de produção de padrões temáticos (LEMKE, 1997). Os resultados da pesquisa indicam que a prática pedagógica com os blogs, empregada de modo dialógico, pode contribuir com o ensino de ciências em várias direções. Ela pode ser um espaço de aproximação entre as características das culturas juvenis (e várias outras presentes nas vozes dos estudantes, suas famílias, nas identidades dos professores e de outras que participam das discussões em torno das postagens) e as características da cultura escolar por meio da hibridização das linguagens. Além do mais, pode ser uma ferramenta influente para o domínio e apropriação de novos significados para o conceito de tecnologia, ampliando o seu perfil conceitual. Por fim, ela também pode proporcionar a desestabilização das relações de poder entre as várias identidades e diferenças presentes nos textos e demais relações existentes na sala de aula, contribuindo para a aprendizagem da convivência no mundo.
Título en inglés
Blog in science teaching: a influential cultural tool in the formation of youth identities.
Palabras clave en inglés
blogs
cultural studies in education
dialogism
hybridation
science education
youth cultures
youth identities
Resumen en inglés
This research aims to investigate the effects of a pedagogical practice for teaching science, by the use of blogs, on the identities of young people. The focus on the interface between science education, youth identities and ciberculture, in particular with the use of blogs, is pointed on the fact that most urban young build their identities in the interaction with digital technologies. In this environment, they suffer the impacts of the cultural revolution unleashed by globalization. Impacts are produced by discourses that encourage the consume of technologies and enhancement of social and environmental impacts. We analyze the effects of teaching practice, conducted with 192 students in 9th grade of Elementary School, divided into 66 groups, which produced blogs in science classes for over a school year, stimulated by the conduction of cultural topics (CORAZZA, 1997). The data collected were subjected to a preliminary quantitative analysis process. This allowed us to select two groups to make the discourse analysis of posts, based on Bakhtin's conception of language. They were submitted to two analytical tools: the theory of mediated action (Wertsch, 1999) and the proposed production of thematic patterns (Lemke, 1997). The survey results indicate that the pedagogical practice with blogging, used in a dialogic mode, can contribute to the teaching of sciences in various directions. It can be an approximation space between the characteristics of youth culture (and several other voices of students, their families, the identities of teachers and others who participate in the discussions on the posts) and the characteristics of school culture through hybridization of languages. Moreover, it can be an influential tool for domination and appropriation of meanings for the concept of technology, expanding their conceptual profile. Finally, it can also provide the destabilization of power relations between different identities and "differences" found in texts and other relationships in the classroom, contributing to learning to live together in the world.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
monicafogaca.pdf (3.94 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-10-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.