• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-06102016-143027
Document
Auteur
Nom complet
Ana Cristina Chagas dos Anjos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Jacobi, Pedro Roberto (Président)
Bacci, Denise de La Corte
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Toledo, Renata Ferraz de
Titre en portugais
Diálogos entre patrimônio, meio ambiente e aprendizagem social: uma experiência de educação patrimonial em pesquisa-ação no bairro paulistano de Santo Amaro
Mots-clés en portugais
Aprendizagem social
Educação patrimonial
Metodologias participativas
Patrimônio cultural
Pesquisa-ação
Santo Amaro
Resumé en portugais
No sentido de uma construção coletiva de conhecimento e de significados atribuídos ao patrimônio cultural (material e imaterial) de Santo Amaro que foi desenvolvida essa pesquisaação. Partindo de atividades de Educação Patrimonial e com base na Aprendizagem Social, buscou-se o estabelecimento de uma interação da pesquisadora com alguns dos diversos atores e interlocutores de Santo Amaro para a evidenciação e valorização dos bens culturais da região. A pesquisa-ação elaborou e desenvolveu atividades pautadas pela aplicação de metodologias participativas que visaram estimular o interesse, o engajamento e uma participação mais ativa de moradores tradicionais do bairro, do público participante das ações culturais mantidas por algumas instituições e entidades locais, agentes culturais e formadores de opinião da região e alunos e professores de escolas públicas existentes em Santo Amaro para com seu patrimônio cultural.
Titre en anglais
Dialogues between Heritage, environment and social learning: a heritage education experience in action research in São Paulo neighborhood of Santo Amaro
Mots-clés en anglais
Action research
Cultural heritage
Heritage education
Participatory methodologies
Santo Amaro
Social learning
Resumé en anglais
In order to a collective construction of knowledge and meanings attributed to Santo Amaro's cultural heritage (material and immaterial) that was developed this action research. Starting with Heritage Education activities and based on Social Learning sought to establish a researcher's interaction with some of the various Santo Amaro's actors and interlocutors for the disclosure and presentation of region cultural objects. The action research drafted and developed guided activities by the application of participatory methodologies which aimed to encourage the interesting, engagement and participation more active by the traditional neighborhood residents, the public that participated of the cultural actions maintained by some institutions and local entities, cultural agents and opinion formers of the region and students and teachers of public school that exist in Santo Amaro for with its cultural heritage.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-10-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.