• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-06102016-143027
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Chagas dos Anjos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Jacobi, Pedro Roberto (Presidente)
Bacci, Denise de La Corte
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Toledo, Renata Ferraz de
Título em português
Diálogos entre patrimônio, meio ambiente e aprendizagem social: uma experiência de educação patrimonial em pesquisa-ação no bairro paulistano de Santo Amaro
Palavras-chave em português
Aprendizagem social
Educação patrimonial
Metodologias participativas
Patrimônio cultural
Pesquisa-ação
Santo Amaro
Resumo em português
No sentido de uma construção coletiva de conhecimento e de significados atribuídos ao patrimônio cultural (material e imaterial) de Santo Amaro que foi desenvolvida essa pesquisaação. Partindo de atividades de Educação Patrimonial e com base na Aprendizagem Social, buscou-se o estabelecimento de uma interação da pesquisadora com alguns dos diversos atores e interlocutores de Santo Amaro para a evidenciação e valorização dos bens culturais da região. A pesquisa-ação elaborou e desenvolveu atividades pautadas pela aplicação de metodologias participativas que visaram estimular o interesse, o engajamento e uma participação mais ativa de moradores tradicionais do bairro, do público participante das ações culturais mantidas por algumas instituições e entidades locais, agentes culturais e formadores de opinião da região e alunos e professores de escolas públicas existentes em Santo Amaro para com seu patrimônio cultural.
Título em inglês
Dialogues between Heritage, environment and social learning: a heritage education experience in action research in São Paulo neighborhood of Santo Amaro
Palavras-chave em inglês
Action research
Cultural heritage
Heritage education
Participatory methodologies
Santo Amaro
Social learning
Resumo em inglês
In order to a collective construction of knowledge and meanings attributed to Santo Amaro's cultural heritage (material and immaterial) that was developed this action research. Starting with Heritage Education activities and based on Social Learning sought to establish a researcher's interaction with some of the various Santo Amaro's actors and interlocutors for the disclosure and presentation of region cultural objects. The action research drafted and developed guided activities by the application of participatory methodologies which aimed to encourage the interesting, engagement and participation more active by the traditional neighborhood residents, the public that participated of the cultural actions maintained by some institutions and local entities, cultural agents and opinion formers of the region and students and teachers of public school that exist in Santo Amaro for with its cultural heritage.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-10-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.