• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-154408
Documento
Autor
Nome completo
Barbara Muglia Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Saura, Soraia Chung
Willms, Elni Elisa
Título em português
Corpocriação: ensaios mareados sobre caminhos de criação poético-corporal em educação
Palavras-chave em português
Antropologia da educação
Arte-educação
Corpo
Dança
Fenomenologia existencial
Resumo em português
A investigação trata do fenômeno da corpocriação na existência corpo (Merleau-Ponty, 2011), seus processos criadores, a sua dança e seus desdobramentos para o processo educacional como educação de sensibilidade (Ferreira-Santos & Almeida, 2011, 2012). Numa perspectiva poético-fenomenológica, é adotado o estilo ensaístico e fotográfico como forma textual mais coerente para tratar dos processos investigados, sua compreensão e a comunicação das experiências (Larrosa-Bondía, 2002) sob o primado existencial de uma tradição antropo-filosófica (Ferreira-Santos, 1999, 2000, 2010; Severino, 1983; Gusdorf, 1979, 2003) que entrecruza as noções de pessoa, corporeidade e mito. Com o locus privilegiado do Núcleo de Dança do Lab_Arte Laboratório Experimental de Arte-educação & Cultura da Faculdade de Educação da USP, o qual atua na formação sensível de educadores, principalmente em formação inicial (pedagogia e licenciaturas), a pesquisa se apoia no estilo investigativo da mitohermenêutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2011, 2012; Ferreira-Santos, 1999, 2008, 2010) e da fenomenologia existencial (Merleau-Ponty, 2011; Bachelard, 1988, 1990, 1997, 2003, 2008) e apresenta e interpreta os processos de criação poético-corporais experienciados pelos participantes utilizando as categorias simbólico-hermenêuticas de vertigem, voragem e vórtice (Ferreira-Santos, 2000 e Ferreira- Santos et al, 2007) e reafirmando a importância da dança, artes do corpo ou artes da presença (Azevedo, 2013) nos processos formativos. Neste sentido, o mar é a categoria epistemológica de análise, metáfora investigativa e símbolo articulador principal da investigação, na perspectiva da líquida ossatura, do fenômeno da corpocriação no duplo movimento simultâneo captado na pesquisa: corpocriação como a obra constituída e corpocriação como processo de constituição.
Título em inglês
Corpocriação: seasick essays on poetic creation-body paths in education
Palavras-chave em inglês
Art-education
Body
Dance
Education anthropology
Existential phenomenology
Resumo em inglês
This investigation deals with the body-creation phenomenon in body existence (Merleau-Ponty, 2011), its creative processes, dance and consequences for the education of sensibility (Ferreira-Santos & Almeida, 2011, 2012) educational process. In a poetic-phenomenological perspective, an essayistic and photographic style is adopted as a more coherent textual form to treat the investigated processes, its comprehension and communication of experiences Larrosa-Bondía, 2002) under the existential rule of a anthropo-philosophical tradition (Ferreira-Santos, 1999, 2000, 2010; Severino, 1983; Gusdorf, 1979, 2003) that interlace the notions of person, corporeality and myth. With the privileged locus of the Dance Group of the Lab_Arte Laboratório Experimental de Arte-educação & Cultura (Experimental Laboratory of Art-education & Culture) of the School of Education of the University of São Paulo, that acts in the sensitive formation of educators, especially during initial undergraduate studies, this study is based on the investigative style of the mythhermeneutic (Ferreira-Santos & Almeida, 2011, 2012; Ferreira-Santos, 1999, 2008, 2010) and of the existence phenomenology (Merleau-Ponty, 2011; Bachelard, 1988, 1990, 1997, 2003, 2008). It presents and interprets the poetic-corporeal creation processes experienced by the participants using the symbolic-hermeneutic categories of vertigo, whirlpool and vortex (Ferreira-Santos, 2000; Ferreira- Santos et al, 2007) and reaffirms the importance of dance, corporal arts or presence arts (Azevedo, 2013) during these formation processes. In this sense, the sea is the epistemological category of analysis, investigative metaphor, and main articulating symbol of this investigation in the perspective of liquid ossature, of the body -creation phenomenon in the dual simultaneous movement captured by this research: body-creation as a constructed work of art and body-creation as a constitution process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-10-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.