• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-06122017-142006
Documento
Autor
Nombre completo
Sonia Maria Barbosa Dias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Almeida, Maria Isabel de (Presidente)
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
Bento, Maria Aparecida da Silva
Catani, Afranio Mendes
Torres, Alda Roberta
Título en portugués
Desafios para permanência no ensino superior: um estudo a partir da experiência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Palabras clave en portugués
cotas
ensino superior
negros
permanência
Resumen en portugués
A presente pesquisa, que investigou os diferentes desafios que podem ser enfrentados por alunos cotistas negros em relação à permanência em uma universidade pública, teve como lócus a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus São Paulo, e foi conduzida com alunos dos cursos de Ciências Biomédicas, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina. Para isso, foram realizados um questionário online e entrevistas, os quais buscaram examinar, do ponto de vista dos alunos, como se dá a convivência no ambiente acadêmico, de que forma se estabelecem as relações com colegas, professores e qual o papel do apoio institucional e como esses fatores podem afetar a decisão de permanecer na universidade. A metodologia da pesquisa sobre a permanência dos alunos cotistas negros se baseou em estudos realizados por Tinto (1993), Bean (1980), Cabrera (1994, 1996) e Azzi, Mercuri e Moran (1995). A análise teve como referência estudos realizados por Zago (2006), Belettati (2011) e Ezcurra (2009), que têm como foco a experiência de ingresso de estudantes de camadas populares no ensino superior. A análise também considerou as desigualdades raciais vivenciadas por alunos negros em todos os níveis de ensino, os mecanismos atuantes de racismo institucional que as perpetuam, além de apresentar um panorama das ações afirmativas, na modalidade cotas, a partir dos autores Guimarães (2003), Munanga (2001), Mohelecke (2002). Os dados levantados apontaram que grande parte dos desafios se encontram no âmbito financeiro, como moradia, transporte, alimentação e na necessidade de ações ou programas que contribuam para o desenvolvimento acadêmico, além do reconhecimento e da valorização do pertencimento racial, com espaços e instâncias dentro da universidade para encontros, discussões e apoios entre pares.
Título en inglés
Challenges for staying in higher education: a study based on the experience of the Federal University of São Paulo (Unifesp).
Palabras clave en inglés
blacks
higher education
quotas
retention in higher education
Resumen en inglés
The present research that investigated the different challenges faced by black students to study in a public university, which had as a locus the Federal University of São Paulo (Unifesp), Campus São Paulo, and was carried out with students of the courses of Biomedical Sciences, Nursing, Speech Teraphy, and Medicine. For that, an online questionnaire and interviews were carried out, which sought to examine, from the students' point of view, their relationships with colleagues, teachers and the role of institutional support and how these factors may affect the decision to remain in university. The methodology of research on the retention of black students was based on studies conducted by Tinto (1993), Bean (1980), Cabrera (1994, 1996) and Azzi, Mercuri, and Moran (1995). The analysis was based on studies carried out by Zago (2006), Belettati (2011) and Ezcurra (2009). This study also considered the racial inequalities experienced by Blacks students at all levels of education, the mechanisms of institutional racism that perpetuate them, as well as presenting a broad perspective of affirmative actions, in quota modality, from authors such as Guimarães (2003), Munanga (2001), Mohelecke (2002). The data showed that most of the challenges are in the financial sphere, such as accommodation,, transportation, and the need for actions or programs that contribute to academic development, as well as the recognition and appreciation of racial belonging, with the existence of spaces and instances within to meet, discuss, and peers support.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-12-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.