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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2011.tde-07042011-143518
Documento
Autor
Nome completo
Ana Teresa Gavião Almeida Marques da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Nicolau, Marieta Lucia Machado (Presidente)
Carneiro, Maria Angela Barbato
Dias, Marina Celia Moraes
Elias, Marisa Del Cioppo
Silva, Elisabeth Ramos da
Título em português
A construção da parceria família-creche: expectativas, pensamentos e fazeres no cuidado e educação das crianças
Palavras-chave em português
creche
criança
cuidado
educação
família
Resumo em português
Os principais contextos nos quais a criança vive são, geralmente, a família e a escola. A família é a primeira agência socializadora base das primeiras relações, interações e aprendizados. A escola apresenta também um rico contexto socializador; uma importante ampliação de referenciais ocorre quando a criança passa a frequentar a creche. Lá, ela acede a novas relações, emoções e conhecimentos. Os contextos se diferem quanto aos propósitos e neles os infantes encontrarão diferentes objetos, pessoas e modos diversos de se relacionar e aprender. Embora os contextos família e instituição escolar sejam distintos, a criança é a mesma e é preciso favorecer o seu crescimento harmônico e o seu desenvolvimento integral. Por isso a importância de uma relação construtiva entre os pais e a creche, com troca de experiências, ideias e critérios educativos. Todavia, a maioria das práticas na área da educação infantil no que concernem às famílias, no contexto da creche, resumem-se a um pequeno contato por meio de entrevistas. No dia a dia da creche as famílias são convidadas a frequentá-la somente em reunião de pais (geralmente aos términos dos semestres), em festas e celebrações (Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina etc.), ou em entrevistas esporádicas, individuais, solicitadas pelo professor ou pela família, para tratar de um problema específico da criança. É como se a criança fosse dividida em dois mundos: o da creche e o da família. Nessa perspectiva, nossa pesquisa propôs a realização de um trabalho de parceria família-escola, no qual a família se integra às propostas educativas. Para isso, privilegiamos como metodologia a pesquisa-ação e organizamos os objetivos em quatro grandes eixos: 1. Conhecer as expectativas da família com relação ao trabalho na educação infantil; 2. Construir, com as famílias e educadores, propostas de participações dos pais na creche; 3. Investigar a influência da participação familiar no atendimento e educação infantil; 4. Observar como a creche absorveu a participação dos pais. Abrir as portas da creche aos pais não é tarefa fácil, é um processo que precisa ser minuciosamente pensado e planejado, envolvendo todos os atores escolares. Possibilitar a 9 participação efetiva dos familiares e construir um trabalho de parceria promove o bem-estar da criança, condição importante para seu processo de aprendizagem e desenvolvimento integral; isso é condição para a educação infantil de qualidade e respeito aos direitos da criança.
Título em inglês
The establishment of a partnership between family and daycare center: expectations, reflections and practices in child education
Palavras-chave em inglês
care
children
daycare centers
education
family
Resumo em inglês
Family and school are the key components of the social environment in which children live. The family is the first agent of socialization, the basis of early relationships, interactions and learning. The school also serves as a rich socialization setting; attending daycare broads a child's horizon. The aims of the school are diverging from those of the family and children will find in each setting many objects, people and ways to learn and connect with others. Even if the family and the school environment differ from one another, the child is the same child in both circumstances and it is necessary to promote his or her harmonious and full development. Hence, the importance of a special relationship that encourages the exchange of experiences, ideas and standards for education between parents and daycare centers. The practices in early childhood education regarding family presence at daycare are, however, restricted to the brief contact allowed in interviews. Families are generally invited to parents meetings, which generally occur at the end of the school term, to celebrations (as Mothers' Day, Fathers' Day and the Midsummer festival) or to sporadic one-to-one interviews, requested by a teacher or a parent to deal with a particular "problem" that the child has. It is as if the child lived in two different worlds: one comprising the daycare center and the other comprising the family. From this point of view, our research suggested the creation of a partnership between family and school, in which the family incorporated the educational program. As a means to an end, we privileged the action-research methodology and grouped our goals into four main areas: 1. Comprehend the expectations of the family regarding the work in early childhood education, 2. Draw a proposal concerning the parents participation in the daycare center in cooperation with the families and the teachers; 3. Investigate the influence of parents participation in child care and education; 4. Examine how the daycare centers assimilated parents participation. 11 Welcoming parents at daycare centers is no easy task, it is a process that requires thoroughly study, reflection and planning and engages all school workers. To allow the effective participation of the family and execute a cooperative work promotes the child's welfare and full development; it is a condition for high-quality child education and respect for child rights.
 
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tese.pdf (5.08 Mbytes)
Data de Publicação
2011-05-24
 
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