• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Erica de Cassia Modesto Coutrim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Jovanovic, Vojislav Aleksandar (Presidente)
Colello, Silvia de Mattos Gasparian
Fernandez, Isabel Gretel Maria Eres
Jubran, Safa Alferd Abou Chahla
Leffa, Vilson José
Título en portugués
Fundamentos, expectativas e desafios do uso da internet em aulas de língua estrangeira para crianças e adolescentes: um estudo de caso
Palabras clave en portugués
Aquisição de línguas estrangeiras
Internet
Língua alemã
Neomaterialismo
Tecnologia educacional
Resumen en portugués
Considerando a crescente produção e uso de conteúdo e ferramentas desenvolvidos ou utilizados para fins educacionais no ambiente Web, é intenção deste estudo de caso analisar - à luz da teoria de aquisição de línguas estrangeiras de Stephen Krashen, unidas a abordagens filosóficas e sociológicas acerca da reconfiguração das relações sujeito-objeto - em que medida o uso da Internet pode, de fato, contribuir para o processo de aquisição de idiomas estrangeiros no que diz respeito a questões metodológicas, de autonomia, de motivação e de interação. Foram realizadas entrevistas com professores, alunos e demais profissionais ligados ao (hoje extinto) departamento de tecnologia educacional de escola privada, além de observação de aulas e análise de materiais didáticos físicos e virtuais. Os resultados da análise indicaram que o advento do ensino com o apoio da Web tem estratégias e efeitos ainda tímidos diante dos investimentos feitos, e das expectativas criadas sobre sua eficácia para o ensino de idiomas. De posse desses dados, proporemo-nos a levantar discussões e fomentar reflexões sobre as reais possibilidades, limitações e expectativas em relação à Internet como ferramenta aplicável à aquisição de línguas estrangeiras para crianças e adolescentes.
Título en inglés
Theoretical framework, expectations and challenges when using Internet in foreign language acquisition process by elementary school children: case study
Palabras clave en inglés
E-learning
Education and technology
Foreign language acquisition
German language
Internet
New materialism
Resumen en inglés
Taking into consideration the growing production and use of Internet contents and tools with educational potential on the Web, this case study aims at analyzing, according to Stephen Krashens language acquisition theory together with philosophical and sociological approaches on the reconfiguration of the subject-object relationships, in what extent the use of the Internet can really contribute for the foreign language acquisition process, considering concerns about methodology, autonomy, motivation and interaction. The subjects of this research are students, teachers and professional of the (extinct) department of educational technology of a private school that offers German as foreign language. Therefore, this study is based on interviews and questionnaires applied to elementary students, teachers and professionals of the educational technology department, as well the analysis of printed (conventional) and Online learning textbooks. The results indicated that Web insertion still has low impact, despite the investment that has been made. With these results we aim to promote reflection and criticai thinking about its real possibilities, limitations and expectations with regard to the Internet as suitable tool for foreign language acquisition for children and teenagers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ERICA_COUTRIM.pdf (98.64 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-11-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.