• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-08042019-164244
Documento
Autor
Nombre completo
Kleber Galvão de Siqueira Júnior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do (Presidente)
Bessa, Virginia de Almeida
Reis, Rute Rodrigues dos
Título en portugués
A pedagogia hip hop e o ensino culturalmente relevante em história: novas estratégias didáticas para o ensino fundamental em escolas públicas de São Paulo
Palabras clave en portugués
Luta por reconhecimento
Pedagogia hip hop
Rap e educação
Resumen en portugués
Inspirada no debate teórico promovido pelo Grupo de pesquisa Multiculturalimso e Educação (CNPq) da Faculdade de Educação da USP e pelas experiências de pesquisa empírica desenvolvidas no âmbito das docências compartilhadas com professoras da rede municipal de ensino de São Paulo-SP, como parte do projeto de políticas públicas O ancestral e o contemporâneo nas escolas (FAPESP/2015: 50120-8), a presente dissertação de Mestrado propõe-se a apresentar propostas didáticas que amparem a plena efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/08. O objetivo é repensar o ensino de história africana, afro-brasileira para as turmas finais do Ensino fundamental público, visando uma proposta pedagógica com orientação crítica e culturalmente relevante. Tomando a Pedagogia Hip hop, defendida por Marc Lamont Hill (2014), como referência para a condução das docências, em diálogo com as teses relativas à Luta pelo reconhecimento, sustentadas por Axel Honneth (2003), articuladas, por sua vez, às ideias de Kabengele Munanga (2004) sobre a influência da ideologia do embranquecimento na formação da sociedade brasileira, propõe-se uma reflexão a propósito de estratégias para o ensino por meio de raps socialmente engajados. Recorrendo a letras de rap, discutimos temas históricos e atuais com os alunos, procurando, por um lado, reconhecer a importância dos povos historicamente prejudicados (HONNETH, 2003) para a formação da sociedade brasileira, e por outro, desenvolver nos educandos um olhar crítico sobre suas próprias histórias. Procurou-se, desse modo, contribuir para a construção de bases identitárias positivas para as populações não-brancas (MUNANGA, 2004) em nosso país, além de colaborar para o combate do racismo, da discriminação racial e do preconceito em nossa sociedade, por meio do reconhecimento histórico e social dos povos coformadores do Brasil.
Título en inglés
The hip hop pedagogy and culturally relevant teaching in history: new didactic strategies for elementary education in public schools in São Paulo
Palabras clave en inglés
"Fight for recognition"
"Hip hop pedagogy"
Rap and education
Resumen en inglés
Inspired by the theoretical debate promoted by the Group of Multicultural Education and Education (CNPq) of the Faculty of Education of USP and by the empirical research experiences developed in the scope of shared teaching with teachers of the municipal teaching network of São Paulo-SP, as part of the project (FAPESP / 2015: 50120-8), this Master's thesis proposes to present didactic proposals that support the full effectiveness of Laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 08. The objective is to rethink the teaching of African and Afro-Brazilian history for the final classes of public primary education, aiming at a pedagogical proposal with a critical and culturally relevant orientation. Taking the Hip Hop Pedagogy, defended by Marc Lamont Hill (2014), as a reference for the conduction of the teaching, in dialogue with the theses related to the Fight for recognition, supported by Axel Honneth (2003), articulated, in turn, to the ideas of Kabengele Munanga (2004) on the influence of the whitening ideology on the formation of Brazilian society, it is proposed a reflection on strategies for teaching through socially engaged raps. Using lyrics of rap, we discussed historical and current themes with the students, seeking, on the one hand, to recognize the importance of historically impaired peoples (HONNETH, 2003) for the formation of Brazilian society, and on the other, to develop a critical their own stories. In this way, we sought to contribute to the construction of positive identity bases for nonwhite populations (MUNANGA, 2004) in our country, in addition to collaborating in the fight against racism, racial discrimination and prejudice in our society, for the historical and social recognition of the co-forming peoples of Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-04-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.