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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2016.tde-09032016-102933
Documento
Autor
Nome completo
Leandra Rajczuk Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Katia Maria Abud (Presidente)
Caldas, Waldenyr
Moraes, Dislane Zerbinatti
Moreira, Benedito Dielcio
Proenca, Jose Luiz
Título em português
Literatura e ensino de história: construção de novos conhecimentos e resistência por meio de narrativas consensuais
Palavras-chave em português
Cultura jovem
Ensino de história
Identidade
Literatura
Narrativas consensuais
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo a compreensão das formas pelas quais o uso da Literatura nas aulas de História pode ou não interferir na construção do conhecimento histórico dos alunos por meio de possíveis alterações ou permanências em seu conjunto de representações sociais. Para tal, partimos de uma concepção de utilização da Literatura que se distancia da noção de que as obras literárias devam ser usadas apenas como meras ilustrações do que é dito em sala de aula para a análise de sua construção enquanto ficção, documento ou discurso da história, das representações que contém e de como elas podem interagir na produção de novos conhecimentos, o que inclui, ainda, mudanças nas representações dos estudantes no caso desse estudo, alunos de uma escola da rede pública. Uma das constatações da pesquisa é que o uso da Literatura tem limites quando a temática abordada na aula envolve os elementos fundamentais da identidade. A resistência dos sujeitos pode ocorrer por meio da criação de narrativas pretensamente consensuais, formadas por representações sedimentadas e as novas informações que as desestabilizaram e, em última instância, afetam a forma como os indivíduos se situam no tempo, no espaço e no contexto em que vivem.
Título em inglês
Literature and teaching history: construction of new knowledge and strength through consensus narratives
Palavras-chave em inglês
Consensuals narratives
History teaching
Identity
Literature
Youth culture
Resumo em inglês
This research was objective at understanding the ways in which the use of literature in history classes may or may not interfere with the construction of historical knowledge of students through possible changes or stays in its set of social representations. To this end, based on a conception of use of Literature that moves away from the notion that literary works should be used only as simple illustrations of what is said in the classroom for the analysis of its construction as fiction, document or speech history , the representations it contains and how they can interact in the production of new knowledge, which also includes, furthermore, changes in the representations of the students - in the case of this study, students of a public school. One of the research's findings is that the use of Literature has limits when the topic covered in class involves the basic elements of national identity. The resistance of the people, may occur through the creation of allegedly narratives "consensuals", formed by sedimented representations and new information that destabilized and, in the last instance, affect how individuals are located in time, space and context They live in.
 
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Data de Publicação
2016-05-04
 
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