• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-09102008-141845
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Cristina Paternostro Stella de Azevedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Presidente)
Gobara, Shirley Takeco
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
Título en portugués
Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
Palabras clave en portugués
atualização curricular
contrato didático
ensino de física
teoria das situações
transposição didática
Resumen en portugués
O ponto de partida deste trabalho são dois cursos que pretendem atualizar o currículo de física do ensino médio através da inserção da física moderna e contemporânea. Estes cursos, que fazem o que Chevallard, em sua Teoria da Transposição Didática, chama de transposição externa (do saber sábio para o saber a ensinar), mostraram a possibilidade de elaborar e implementar seqüências didáticas que atualizem o currículo de física do ensino médio. Este saber a ensinar, ao ser transformado em saber ensinado passa por mudanças elaboradas pelo professor. As relações professorsaberaluno se estabelecem na sala de aula, de acordo com as situações propostas pelo professor que gerencia essas relações, através do que Brousseau chama de contratos didáticos. Usando a Teoria das Situações Didáticas e os contratos didáticos construiu-se uma ferramenta de análise. O objetivo deste trabalho é, por meio da observação da sala de aula e usando essa ferramenta, verificar se as situações implementadas e a sucessão dos contratos didáticos mostram a possibilidade uma seqüência didática tornar-se parte do saber escolar, por ter sido aceita pelos alunos. A aceitação da devolutiva pelo aluno surge deste contexto como condição necessária, mas não suficiente, para que aconteça a aprendizagem.
Título en inglés
Teaching-learning situations: physics didactic sequence analysis from Brousseaus Situations Theory.
Palabras clave en inglés
didactic contract
didactic transposition
didatic situations theory
physics teaching
updating curricular
Resumen en inglés
The starting point of this work is two courses that intend to update the curriculum of physics of the secondary school through the modern and contemporary physics insert. These courses make that Chevallard, in his Didactic Transpositions Theory, calls external transposition (from the wise knowledge for knowing to teach), has showed the possibility to elaborate and to implement didactic sequences to update the curriculum of physics of secondary school. This knowledge to teach, being transformed in knowing taught go through changes elaborated by the teacher. The relationships teacher-knowledge-student settles down at the classroom, in agreement with the situations proposed by the teacher that manages those relationships, through the one that Brousseau calls didactic contracts. Using the Didactic Situations Theory and the didactic contracts an analysis tool was built. The objective of this work is, through the observation of the classroom and using that tool, to verify the implemented situations and the succession of the didactic contracts shows the possibility a didactic sequence to turn it leaves of the school knowledge, for it being accepted by the students. The acceptance of the devolution by the student appears of this context as necessary condition, but no enough, that the learning happens.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-03-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.