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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.48.2009.tde-10092010-160800
Documento
Autor
Nombre completo
Sonia Maria Pereira de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Saboia, Beatriz
Sampaio, Maria Lúcia Pessoa
Severino, Antonio Joaquim
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Título en portugués
A singularidade nas produções universitárias: impressão de uma escrita
Palabras clave en portugués
discurso
escrita
podução do conhecimento
produções universitárias
singularidade
Resumen en portugués
Esta pesquisa oferece ao leitor uma impressão das produções universitárias. Considera impressão como vestígio resultante de pressão sobre um objeto, alguma marca, sinal, efeito produzido, sensação diante do que foi possível tecer sob este olhar específico, na relação linguagem e educação, o que possibilitou descolar texto de escrita pelo viés filosófico, discursivo e psicanalítico. As produções universitárias foram abstraídas a partir do conceito ontológico de trabalho, considerado filosoficamente como o momento fundante da reprodução social, espaço onde é possível pôr o novo resultante da singularidade. Este objeto está construído sob conceitos fundamentais como Reflexo (LUCKÁCS, 1981), Real (LACAN, 1964), Discurso (PÊCHEUX, 1997) e Ciência Normal (KUHN, 2007), entre outros. Essa impressão resulta da investigação que analisa se essas produções põem o novo ou o mesmo, a partir da interferência da exterioridade. Resulta dessa pesquisa que as produções universitárias estão analisadas a partir de dois conceitos criados para esta tese: o de Escrita Normal e o de Escrita Laborativa, que podem se manifestar tanto no discurso não qualificado da graduação, quanto no qualificado da pós-graduação (mestrado e doutorado). Pelo primeiro, a escrita se exime de qualquer confronto, assumindo a posição confortável de pôr o mesmo e, pelo segundo, ela exige do pesquisador o inferno necessário para construir o objeto e, em conseqüência, produzir conhecimento.
Título en inglés
Singularity and impression on university productions
Palabras clave en inglés
discourse
knowledge production
singularity
University productions
writing
Resumen en inglés
This research offers the reader an impression on university productions. Meaning by impression a resulting vestige of pressure upon an object, a mark, signal, produced effect, possible sensation weaved under this particular view, in the educational and linguistic relationship, which made it possible to detach written text by the philosophical, discursive, and psychoanalytical means. The university productions were chosen based on the ontological concept of work, philosophically considered as the founding moment of social reproduction, a space where it is possible to place the new results of singularity. This object will be constructed under fundamental concepts such as Reflex (LUCKACS, 1981), Real (LACAN, 1964) Discourse (PECHEUX, 1997), and Normal Science (KUHN, 2007), among others. This impression results from the investigation that analyzes if these productions state the new or the old, beginning with the exteriority inference. Results from this research that the university productions are analyzed by two concepts created for this thesis: The Normal Writing, and the Labor Writing, which can be manifested either in the non-qualified/graduate discourse or in the qualified/post-graduate discourse (masters and doctorate). In the first, the writing lacks any confrontation, taking the comfortable position of stating what is already known, while the latter requires from the researcher the necessary torment to attain the creation of an object, consequently producing knowledge.
 
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soniamaria.pdf (702.63 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-28
 
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