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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.48.2019.tde-11122018-092403
Document
Auteur
Nom complet
Livia Reis Dantas de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Président)
Juliasz, Paula Cristiane Strina
Moraes, Jerusa Vilhena de
Titre en portugais
Potencialidades do conceito de território e da argumentação para a formação cidadã em aulas de geografia
Mots-clés en portugais
Argumentação
Ensino de geografia
Solução de problemas
Território
Resumé en portugais
A presente dissertação busca explorar as potencialidades da argumentação, com base na estrutura do argumento de Toulmin (2006), no estudo do conceito de território (SANTOS, 2006; TAMAYO, 2011), em aulas de Geografia orientadas aos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma sequência didática que inclui a solução de problemas da cidade. O processo de argumentação e a produção escrita dos alunos do 9º ano foram analisadas na resolução de um problema do habitar na cidade. Observamos vantagens em se trabalhar com argumentação no Ensino de Geografia, tanto para aprendizagem conceitual quanto do raciocínio geográfico (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2014; 2017). Pudemos identificar elementos que compõem um argumento geográfico.
Titre en anglais
Potentialities of territory concept and argumentation for citizen formation in Geography classes
Mots-clés en anglais
Argumentation
Geography education
Problem solution
Territory
Resumé en anglais
The present dissertation seeks to explore potentialities of argumentation, based on Toulmin´s argument pattern (TOULMIN, 2006) on the study of territory (SANTOS, 2006; TAMAYO, 2011) as a concept in Geography classes oriented to the last grades of elementary school. For this purpose, a didactic sequence that includes problem solution of the city was built and applied. Argumentation process and written production of last grade students of elementary school were analyzed during the resolution of a city habitation problem. Advantages of working with argumentation in Geography teaching for conceptual as well as geographic reasoning learning (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2014; 2017) were observed. Elements that can compose geographic argument were identified.
 
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Date de Publication
2019-01-08
 
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