• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2008.tde-12062008-134225
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Lima Santos Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado (Presidente)
Campos, Fernanda Cláudia Alves
Kenski, Vani Moreira
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Toschi, Mirza Seabra
Título em português
Abordagens educacionais baseadas em dinâmicas colaborativas on line.
Palavras-chave em português
Abordagens educacionais
Dinâmicas colaborativas
Ensino on line.
Resumo em português
Ao oferecer condições, tanto para que o indivíduo possa enfrentar situações novas que se delineiam frente aos avanços das tecnologias de informação e comunicação, como para que ele possa gerar descobertas e inovações, novas políticas de formação são requeridas. O cenário mais provável do processo de ensino e aprendizagem será o de sistemas "integrados", que oferecem oportunidades diversas de formação, organizáveis de modo flexível, com atividades presenciais e a distância, viabilizando a interação entre professores e estudantes. As DINÂMICAS COLABORATIVAS apresentam-se, então, como uma estratégia educativa para a formação do futuro profissional. A presente pesquisa investigou quais fatores interferem na dinâmica de colaboração on line em processos educacionais desencadeados em cursos via Internet. Para isso, o presente estudo apresentou a análise de uma proposta pedagógica de dinâmica colaborativa construída pela pesquisadora, desenvolvida em uma disciplina de pósgraduação na modalidade a distância, via Internet, em quatro edições consecutivas. Com encaminhamento de natureza qualitativa, adotou-se como estratégia de pesquisa o Método do Estudo de Caso. A partir do reagrupamento dos dados coletados, foram delimitadas cinco categorias, as quais orientaram a análise e ordenaram a construção do texto da pesquisa: infraestrutura tecnológica, posturas individuais, posturas coletivas, estratégias metodológicas colaborativas e gestão. O resultado dessa investigação comprovou a hipótese de que as dinâmicas colaborativas on line possibilitam a criação de uma comunidade de aprendizagem e revelam-se como formas diferenciadas de se atuar com qualidade em educação on line, uma vez que atividades em grupo constituem o cerne da formação atual, tanto presencial quanto a distância. A análise dos dados coletados demonstrou que tais dinâmicas colaborativas consistem num processo complexo de atividades sociolingüísticas. Esse processo envolve a inter-relação de aspectos cognitivo-afetivos individuais e construção social de conhecimento, onde ocorre identificação pessoal por meio da interação com outras pessoas. Assim, devem ser considerados os fatores pertinentes à mediação de atividades individuais e de grupo, tendo por meta o alcance de objetivos comuns de aprendizagem. O foco não deve ser a tecnologia, mas a atividade humana em realização.
Título em inglês
Educational approaches based on collaborative dynamics on line.
Palavras-chave em inglês
Collaborative dynamics
Educational approaches
On line teaching
Resumo em inglês
Once conditions are offered, not only to the individual can face the new situations present in the advances of information and communication technologies, but also to he/she can generate new discoveries and innovations, new policies of formation are required. The most probable scenery of teaching and learning process will be that of "integrated" systems, that offer several opportunities of formation, organized by a flexible way, with in-class and at a distance activities, making possible the teachers-students interaction. Thus, the COLLABORATIVE DYNAMICS present themselves as an educational strategy to the formation of the future professional. The present research investigated which factors interfere in the collaborative dynamic on line in the educational processes aroused from courses via Internet. To this end, the present study presented the analysis of a collaborative dynamic pedagogical proposal designed by the researcher, developed in a post-graduation discipline in distance modality, via Internet, in four consecutive editions. With a qualitative nature orientation, the Study of Case Method was adopted as the research strategy. From the collected data regroup, five categories were delimited, which oriented the analysis and arranged the research text construction: technological infra-structure, individual postures, collective postures, collaborative methodological strategies and management. The result of this investigation confirmed the hypothesis that collaborative dynamics on line make possible the creation of a learning community and revel themselves as different ways of acting with quality in on line education, since group activities constitute the core of the current formation, both in-class and at a distance. The collected data analysis demonstrated that such collaborative dynamics consist in a complex process of socio-linguistic activities. This process involves the inter-relation of individual affective/cognitive aspects and social construction of knowledge, in which personal identification occurs by means of the interaction with other people. Thus, the factors related to the mediation of individual and group activities must be considerate, aiming at reaching the common objectives of learning. The focus should not be the technology, but the human activity in progress.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-06-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.