• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-12062012-144823
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana Beneduzzi Passarelli Agi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Ferro, Glaucia Dolim Marote (Presidente)
Mór, Walkyria Maria Monte
Rodrigues, Livia de Araújo Donnini
Título en portugués
A pesquisa-ação na formação continuada do professor: caminhos para a mudança
Palabras clave en portugués
Ambiente virtual de aprendizagem
Colaboração
Formação continuada
Pesquisa-ação
Reflexão
Resumen en portugués
Este trabalho traz os resultados de uma investigação realizada em um programa online de formação continuada de professores de Língua Inglesa, na modalidade híbrida, adaptado de um programa presencial e orientado pelos conceitos de pesquisa-ação e reflexão. O estudo mostrou que a reflexão, associada à pesquisa-ação, em um curso online colaborativo, parece favorecer a troca de experiências e a interação entre os participantes, potencializando a procura de soluções para os problemas encontrados no dia a dia da sala de aula e da escola. As referências teóricas definem e relacionam os conceitos centrais que nortearam a pesquisa, dentre os quais se destacam a pesquisa-ação colaborativa e os ciclos de reflexão e ação. A escolha dos momentos de reflexão do Fórum do Programa Online como foco principal de análise orientou a pesquisa para a busca de novos conhecimentos teóricos de compreensão do processo de formação docente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esses ambientes, por oferecerem possibilidades de interação e comunicação, incentivam a troca de experiências e informações e motivam o professor a assumir uma postura investigativa. O enfoque e a organização do programa, com proposta de reflexão e de pesquisa-ação, contribuíram para um aprendizado individual e coletivo, desafiando os participantes a buscar novas práticas, novas posturas, novos caminhos. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, as conclusões indicam alguns sinais de mudança e de melhoria na prática e na atitude desses professores.
Título en inglés
Action-research in ongoing teacher education: paths towards change.
Palabras clave en inglés
Action-research
Collaboration
Ongoing Education
Reflection
Virtual learning environment
Resumen en inglés
This thesis shows the results of an investigation conducted during an online program of ongoing education for teachers of English, in the hybrid modality, adapted from an on-ground program and based on the concepts of action-research and reflection. The study has shown that reflection, associated to action-research in an online collaborative course seem to promote the exchange of experiences and interaction among participants, fostering the search for solutions to problems faced in the day-to-day reality of classrooms and schools. The theoretical framework defines and relates key concepts that have guided the research, among which the concepts of collaborative action-research and cycles of reflection and action stand out. The choice of reflection moments from the Online Program Forum as the main focus of analysis has guided the research and investigation to a new theoretical understanding of the process of faculty education in a virtual learning environment. Since interaction and communication is made possible in these environments, the exchange of experiences and information is encouraged and the teacher feels motivated to adopt an investigative approach. The focus and organization of the program, which aims at promoting reflection and actionresearch, have contributed to individual and collective learning experiences, challenging participants to search for new practices, new attitudes and new paths. Regarding the results of this research, conclusions show some signs of change and improvement in the teachers practice and attitude.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-06-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.