• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-12122018-140950
Documento
Autor
Nombre completo
Cintia Maria da Silva Moreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Título en portugués
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
Palabras clave en portugués
Arte educação
Diálogo
Escola-corredor
Escola-jardim
Espaço escolar
Experiência
Formação de professor
Processos coletivos
Resumen en portugués
Nessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar.
Título en inglés
From corridor to garden: a look of the art teacher for the collective processes in the school space/place
Palabras clave en inglés
Art education
Collaborative processes
Dialogue
Experience
Garden-school
Hallschool
School space
Teacher education
Resumen en inglés
In this dissertation we propose a theoretical foundation that explains a traditional view of teaching, which persists in the contemporaneity and accompanies the professional interactions in the daily life of the schools of Public Basic Education, as well as a look at the architecture of the school environment that reveals ways of thinking about education. We present two works of art as representative images of the workspace, the first refers to the model of the traditional school, which we call hall-school, the second concerns what we emphasize as a garden-school, contemporary proposal. We discuss about the concept of experience and the specificities of art and their contributions to the building process of a garden-school. It is a qualitative, ethnographic research, that presents fragments of records from a participatory observation performed during three years, from 2015 to 2017, in a public school in the State of São Paulo and the collective construction processes experienced in the mentioned period. It was verified the need of a greater number of empirical scientific works on the school reality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-01-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.