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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2017.tde-14072017-161622
Documento
Autor
Nome completo
Iete Rodrigues Reis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Silva, Doris Accioly e (Presidente)
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto
Whitaker, Dulce Consuello Andreatta
Título em português
Memória social e educação rural no município de Atibaia-SP (1964-1985): um estudo de caso
Palavras-chave em português
Escola rural
Escolarização
História oral
Resumo em português
O tema desta pesquisa é a escola rural e o problema da escolarização de crianças de Atibaia, estado de São Paulo. O período estudado tem como marco inicial o ano de 1964, quando ocorreu o Golpe Militar até 1985 ano que marcou o início da nova redemocratização brasileira. Foi realizado um estudo da escolarização de crianças em escolas rurais, enfatizando os papéis integrador e socializador da escola junto aos filhos dos trabalhadores nascidos na região, além de migrantes que se estabeleceram em dois bairros rurais de Atibaia, Portão e Água Espraiada. Abordam- se as diferenças existentes na população rural, tanto em relação às condições materiais de vida, quanto à produção dos bens simbólicos, papéis anteriormente contemplados pela escola. Para compreender esse processo, optou-se metodologicamente pelas técnicas da História Oral, entrelaçadas aos estudos da memória, enquanto fenômeno social. Através da realização de entrevistas semi estruturadas, foram coletadas informações que contribuíram para a compreensão da complexidade das questões que envolvem o campo brasileiro e a educação escolar de sua população.
Título em inglês
Social memory and rural education in the city of Atibaia-SP (1964-1985): a case study
Palavras-chave em inglês
Oral history
Rural school
Schooling
Resumo em inglês
The theme of this research is the rural school and the problem of access and education of childrens from Atibaia, State of Sao Paulo. The study period is from 1964, when there was the military coup, to 1985, marked by the beginning of Brazilian democracy. The study focused on rural schools and their integrating and socialing role in the education of workers and migrants families located in two rural districts of Atibaia, Portão and Água Espraiada neighborhoods. To understand this process, the oral history methodology was chosen, and memory studies as a social phenomenon. By carrying out semi-structured interviews, information was collected that contributed to the understanding of the complexity of the issues surrounding the Brazilian countryside and the education of its population.
 
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Data de Publicação
2017-08-11
 
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