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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2016.tde-14092016-122421
Documento
Autor
Nome completo
Carla Alves de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Garnica, Antônio Vicente Marafioti (Presidente)
Cardoso, Virginia Cardia
Salandim, Maria Ednéia Martins
Santos, Vinicio de Macedo
Setton, Maria da Graca Jacintho
Título em português
Circulação e apropriação de ideias em educação matemática - aproximações
Palavras-chave em português
Circulação de ideias
Didática francesa
Educação matemática
História oral
Resumo em português
A proposta de trabalho aqui apresentada tem a intenção de compreender aspectos do movimento de circulação e apropriação de um ideário/movimento educacional que evidencie, de algum modo, mobilizações em termos acadêmicos com expressiva intencionalidade e repercussão. Na impossibilidade de realizar este estudo num plano genérico, optamos por ter a Didática da Matemática Francesa como exemplo desse ideário. A investigação da inserção, da circulação e da acomodação das propostas desse movimento no cenário brasileiro dá indicativos de aspectos relevantes que caracterizam a dinâmica de apropriação e circulação de ideias. Seguindo uma perspectiva qualitativa de pesquisa, com base na proposta metodológica da História Oral, recorremos a entrevistas com educadores matemáticos brasileiros alocados em núcleos institucionais de ensino superior que protagoniza(ra)m a mediação entre a Didática da Matemática Francesa e a educação matemática brasileira. A História da Educação Matemática no Brasil revela que o ensino da matemática se apresenta influenciado por pesquisas e métodos desenvolvidos e aperfeiçoados por estudiosos de outros países. Neste sentido, pretendemos contribuir para uma reflexão no âmbito da história da educação matemática brasileira, mobilizando teorizações de natureza sociológica.
Título em inglês
Some remarks on circulation and appropriation of ideas in mathematics education.
Palavras-chave em inglês
Circulation of ideas
French didactic
Mathematics education
Oral history
Resumo em inglês
The main goal of this doctoral thesis is to understand aspects of how occurs the circulation and appropriation of an educational movement which is, in academic terms, meaningful, having expressive intentionality and repercussion. Due to the impossibility of perform this study in a generic plan, we choose as the the focus of our research the French movement known as "Didactique des Mathematiques". According to a qualitative point of view, having Oral History as our methodological framework and a Sociological approach as our foundational theory, our starting point for the research were some interviews with Brazilian mathematics educators recognized as special agents in the configuration of that movement in Brazil. The history of Brazilian Mathematics Education shows that teaching and learning of mathematic presents itself influenced by research and methods developed by scholars of other countries. In this way, we intend to contribute for a reflection in the field of Brazilian Mathematics Education and, in particular, with the studies about the history of Mathematics Education in Brazil.
 
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Data de Publicação
2016-09-28
 
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