• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.48.2015.tde-14122015-160138
Document
Auteur
Nom complet
Petter Maahs da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Paro, Vitor Henrique (Président)
Arelaro, Lisete Regina Gomes
Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
Titre en portugais
Os condicionantes culturais da participação das classes populares na gestão da escola pública: um estudo de caso
Mots-clés en portugais
Classe baixa
Cultura
Escola pública
Gestão democrática da educação
Participação
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa foi analisar a intervenção espontânea popular na escola pública estatal. Parte-se da hipótese de que o comportamento popular, longe de ser uma reação irracional ou deferente à degradação dos serviços escolares, possui uma lógica própria, fundamentada em valores compartilhados pelo grupo social e na eficácia da ação, podendo se tornar mais complexo a partir da mediação da cultura, dos costumes e da prática cotidiana. A confirmação desta hipótese recoloca no centro da discussão a capacidade de intervenção da população nos processos escolares, a despeito da impermeabilidade administrativa das escolas, de acordo com as necessidades e expectativas populares, dentro daquilo que é possível em cada momento histórico. Busca-se reconstruir, por meio de pesquisa empírica de caráter qualitativo e de estudos teóricos comparados, as formas originais e inovadoras (muitas vezes violentas) de intervenção que a população de um bairro popular-operário da periferia de Cubatão, Estado de São Paulo, encontra para alcançar seus objetivos junto à escola pública estatal, os expedientes adotados para manifestar seus descontentamentos, mesmo quando a participação formal lhes é negada ou é considerada inviável pela própria população.
Titre en anglais
Cultural conditionings of popular classes participation in public schools management: a case study
Mots-clés en anglais
Culture
Lower class
Participation
Public school
School democratic management
Resumé en anglais
This research was aimed to analyze the popular spontaneous intervention in the school. Assuming that popular behavior, far from being an irrational reaction or subservient to the degradation of school services, has its own logic, founded in values shared by the social group and in the efficiency of the action, and can thus become more complex due to the mediation of culture, customs and daily practice. The confirmation of this hypothesis replaces in the center of discussion the popular capacity of intervention in school processes, despite schools administrative impermeability, according to popular needs and expectations within what is possible in each historical moment. The purpose is to reconstruct, through qualitative empirical research and compared theorical studies, the original and innovative (sometimes violent) forms of intervention which the population of a working class district in Cubatão periphery, São Paulo state, finds to reach its objectives concerning state public school, its resources to manifest discontentment, even when formal participation is denied to or considered inviable by the population itself.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-12-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.