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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-15042019-172746
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Santiago Rosa Dantas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Setton, Maria da Graca Jacintho (Président)
D'Andrea, Tiaraju Pablo
Esposito, Marilia Pontes
Georges, Isabel Pauline Hildegard
Perosa, Graziela Serroni
Titre en portugais
As escolas privadas da periferia de São Paulo: uma análise desde a colonialidade do poder à brasileira
Mots-clés en portugais
Colonialidade do poder
Desigualdades raciais
Ensino privado
Escola privada
Periferia de São Paulo
Zona Leste
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a expansão das escolas privadas na periferia do município de São Paulo tendo como recorte a Zona Leste. Buscou-se articular as duas dimensões do objeto a escola privada e a periferia para contribuir com a área de educação e dos estudos urbanos. Foram utilizados dados quantitativos das escolas privadas, por ano de autorização de funcionamento, fornecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para realização de mapas por geoprocessamento, para verificar a expansão no tempo e no espaço. Elegeu-se como quadro teórico a conceituação da colonialidade do poder à brasileira para analisar o papel da escola privada nas estruturas de poder que justificasse sua presença ao longo do século XX. De um lado, isto implicou em considerar que havia uma hierarquização social, de base racial, forjada desde os tempos coloniais, que separa os setores privilegiados nos postos de trabalhos e de comandos, tendo a educação formal privada como um dos mecanismos materiais e simbólicos de acesso. Por outro lado, buscou-se questionar o estigma da periferia como um espaço de carência e violência, assim como de lócus reservado à escola pública. Defende-se, pois, a tese de que a instalação das escolas privadas é concomitante com a formação da periferia leste desde o início do século XX, indicando que diversos atores da iniciativa privada estiveram presentes na configuração da produção do espaço periférico.
Titre en anglais
Private schools in the suburbs of São Paulo: an analysis of coloniality of power in Brazil
Mots-clés en anglais
Coloniality of power
East Zone
Private school
Private teaching
Racial inequalities
São Paulo suburbs
Resumé en anglais
This research main objective was to analyze the rise of private schools in the suburbs of São Paulo city, mainly in East Zone. It aimed to articulate both dimensions of the object private schools and suburbs in order to contribute to the education field and urban studies. Quantitative data about the foundation year of these private schools was provided by São Paulo States Education Secretariat, which was used to build maps through geoprocessing and to verify their rise in space and time. We voted for the conceptualization of coloniality of power in Brazil as an explanatory matrix with the goal of analyzing private schools roles in power structures and to justify their presence in East Zone throughout the 20th century. On one hand, it meant consider the existence of a social hierarchy based on race, which has been constructed since the colonial period and separates privileged sectors in work and control through formal private education as a material and symbolic mechanism of access. On the other hand, we investigated the East Zones stigma, which characterizes the suburb as poor and violent and, therefore, as a public schools exclusively locus. The thesis supported is that the settlement of private schools is concomitant with the east suburbs formation, started in the beginning of the 20th century, which reveals that many private initiative actors have been present in the production configuration of the suburb space.
 
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Date de Publication
2019-04-25
 
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  • DANTAS, Adriana Santiago Rosa. Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964). Educação e Pesquisa [online]. 2021, v. 47 [Acessado 25 Novembro 2021] , e227795.
  • DANTAS, Adriana Santiago Rosa. Sentidos sociais para a educação brasileira a partir do pensamento decolonial. EccoS - Revista Científica, 0(54), e17319. (2020)
  • DANTAS, Adriana Santiago Rosa; SETTON, Maria da Graça. Atores de Resistência na periferia: disputaspor representatividade na cidade de São Paulo. Passages de Paris, n. 16, p. 58-71, 2018
  • DANTAS, Adriana Santiago Rosa. As escolas privadas da periferia: uma análise decolonial. São Paulo: Fapeps, Intermeios, 2021
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