• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-16062008-144218
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Sacrini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Piconez, Stela Conceicao Bertholo (Président)
Carvalho, Juliano Maurício de
Fusari, Jose Cerchi
Titre en portugais
Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar.
Mots-clés en portugais
Tecnologia educacional
Televisão digital
Televisão e educação
Resumé en portugais
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a televisão digital como forma de ampliação do acesso da sociedade a informações relevantes para sua formação cultural e promoção da cidadania e o cenário de sua inserção nos contextos escolares e educativos brasileiros. O trabalho fornece subsídios teóricos, conceituais e históricos necessários para os debates de educadores e agentes dos sistemas de educação sobre a implementação e uso da televisão digital no cotidiano escolar. Resgata experiências anteriores de utilização da televisão na escola no período pós-LDB, além de mapear as pesquisas sobre o tema. Estão agrupadas informações sobre a origem e a história da televisão convencional analógica, sobre o computador e sobre a televisão digital apresentando os preceitos técnicos e teóricos relacionados com a integração dessas três tecnologias. Em seguida, desenvolve uma reflexão que articula os conceitos, o contexto e as perspectivas para uso educativo da televisão digital no Brasil com base em implicações pedagógicas constatadas na revisão de estudos anteriores. São propostos tópicos específicos relacionados à prospecção e ao desenvolvimento dos futuros projetos de implementação da tecnologia no contexto educativo contemporâneo nos domínios da televisão digital e dos recursos computacionais. A metodologia se desenvolveu na esfera da pesquisa bibliográfica e documental por meio do método da documentação indireta, predominantemente, embora também baseada em documentos de fontes primarias (documentação direta), em menor escala. A investigação infere que alguns dos princípios norteadores para a implementação e uso da televisão digital nos contextos escolares são a criação de condições de acesso dos alunos e professores à tecnologia para expansão da construção coletiva de conhecimentos; a concepção de meios para o desenvolvimento de competências e habilidades que valorizem a formação dos agentes da educação; o desenvolvimento de uma rede universal constituída por diferentes agrupamentos sociais; e integração do uso com os programas curriculares. A incorporação da televisão digital na escola numa perspectiva inovadora requer uma revisão dos projetos político-pedagogicos; uma ampliação dos recursos financeiros para capacitação técnico-pedagógica de seus usuários do contexto escolar; fomento para o desenvolvimento de experiências que explorem suas possibilidades pedagógicas; e criação de oportunidades para o desenvolvimento do trabalho autoral cooperativo e colaborativo.
Titre en anglais
Digital television: technological attributes and pedagogical principles for implementation within the school context.
Mots-clés en anglais
Digital television
Educational technology
Television and education
Resumé en anglais
The article treats a reflection on the digital television as a tool to expand the society access to information for its cultural formation and promotion of the citizenship as well as the role of its insertion in both educational and school Brazilian contexts. This study supplies the required theoretical, conceptual and historical support necessary to the debates among educationalists and agents of the educational system on the implantation and use of the digital television within the school daily life. It recovers previous experiences of use of the television within the school during the post LDB period, besides tracking other research on the theme. The study gathers information on the origin and history of the conventional analogical television, the computer and the digital television, presenting the technical and theoretical precepts related to the integration of these three mentioned technologies. Afterwards, it develops a reflection which articulates the concepts, the context and the prospects for the educational use of the Digital Television in Brazil. It also proposes specific topics related to the marketing and development of further projects of implementation of the technology in the contemporary educational contexts in the domains of the Digital Television and computational resources. The methodology used was based on the literature, mainly by the secondary documentation method although primary documentation was required in lesser scale. The research shows that some of the guiding principles for the implementation and use of the digital television within the school contexts are the creation of conditions of access of the students and teachers to the technology for expansion of the collective construction of knowledge; the stance of means for the competences and abilities development which value the formation of the educational agents; the development of a universal network formed by different social groupings; integration of the use with the current curricular programs. The incorporation of the digital television in the school in an innovative perspective requires a revision of the political-pedagogical projects; extension of the investments for the technical-pedagogical qualification of its users in the school context; promotion for the development of experiences which explore its pedagogical possibilities; and creation of opportunities for the development of the cooperative and collaborative work.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-07-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.