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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2004.tde-16082011-083637
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Antonio Peres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Hilsdorf, Maria Lucia Spedo (Presidente)
Barreira, Luiz Carlos
Duarte, Regina Horta
Título em português
Estratégias de aproximação: um outro olhar sobre a educação anarquista em São Paulo na primeira república
Palavras-chave em português
anarquismo (educação) São Paulo
história da educação (São Paulo)
jornais (educação)
primeira república (1889-1930) São Paulo
Resumo em português
Este estudo apresenta uma síntese das principais posições existentes na bibliografia sobre os libertários em São Paulo, partindo da hipótese de que as iniciativas educacionais escolares foram as principais manifestações dos grupos sob influência do ideário anarquista. Elaborou-se também um quadro explicativo referente à difusão do ideário libertário na América Latina entre 1870 e 1920 e buscou-se contextualizar o "caso paulista" num panorama mais amplo. São Paulo foi considerado como um espaço de profundas transformações econômicas, sociais e culturais, que moldaram um cenário em que se processou a trama das relações entre diferentes atores sociais, sob influência marcante do ideário libertário. Efetuou-se uma análise acurada das duas primeiras fases de publicação do jornal anticlerical A Lanterna, procurando perceber sinais e indícios das transformações ocorridas nas concepções de seu grupo editor e que refletiam tanto a difusão do ideário libertário quanto as transformações que se processavam em São Paulo. Simultaneamente, buscou-se mapear as principais ações dos grupos anarquistas em São Paulo, e suas aproximações e alianças com outros atores sociais, e que culminaram na criação de iniciativas educacionais escolares. Apresentam-se reflexões sobre a temática anarquista a partir de um outro olhar, que situa a atuação dos grupos libertários, com ênfase na propaganda, considerada como a principal prática dos grupos, na perspectiva das sociedades de ideias. A conclusão apresenta-se mais como um capítulo em que se procura discutir os fatos ocorridos nos anos finais da década de 1910.
Título em inglês
strategies of approach: a new point of view on anarchist education in São Paulo during the first republic (1889-1930).
Palavras-chave em inglês
1889-1930) São Paulo
Anarchism (education) São Paulo
First Republic (Brazil
History of education São Paulo
Newspapers (education)
Resumo em inglês
This study presents a summary of main existing positions in literature about the anarchists in São Paulo, based on the hypothesis that the school educational initiatives were the most important expression of groups affected by anarchist ideas. We formulate an explanatory framework related to the dissemination of anarchist ideals in Latin America between 1870 and 1920 and try to include the paulista case into a large landscape. São Paulo was considered as an area of profound economic, social and cultural changes, setting a scenario where the plot of relations among different social actors was processed, under strong influence of anarchist ideas. We make a careful analysis of the first two stages of A Lanterna, an anticlerical newspaper, looking for signs of transformation occurred on its publishing group, that shows either the dissemination of anarchism ideal or the changes that took place in São Paulo. Simultaneously, we try to map the main actions of these anarchist groups in São Paulo and their approach with other social layers, culminating on school educational initiatives. We also present reflections about anarchist themes from another point of view, based on the acting of anarchists groups, focused on advertising, the leading practice of these groups on the society of ideas perspective. The conclusion is a new chapter, where we discuss the facts occurred in the final years of the 1910s.
 
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Data de Publicação
2012-03-08
 
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