• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2012.tde-17072012-104129
Documento
Autor
Nome completo
Ana Luiza Grillo Balassiano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Hilsdorf, Maria Lucia Spedo (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
Faria, Lia Ciomar Macedo de
Manso, Brigitte Bentolila de Assis
Título em português
Liceu Francês do Rio de Janeiro (1915-1965): instituições escolares e difusão da cultura francesa no exterior
Palavras-chave em português
Arquivo escolar
Difusão cultural
Instituições escolares
Liceus franceses
Modelos pedagógicos
Política cultural
Redes de sociabilidade e circulação
Resumo em português
Esta pesquisa pretendeu compreender o processo de constituição, criação e desenvolvimento do Lycée Français ao Colégio Franco Brasileiro no recorte temporal que se inicia no ano de 1915 e termina no seu cinqüentenário, no ano de 1965, utilizando como fonte um repertório diversificado de documentos localizados em arquivos franceses e brasileiros. A construção deste repertório apontou que nosso objeto deveria ser focalizado sob três temporalidades distintas: Lycée Français, Liceu Franco- Brasileiro, e Colégio Franco-Brasileiro a partir de uma história institucional que se apresentou articulada em torno de três personagens centrais: Claude Alexandre Brigole, Georges Dumas e Renato Almeida, associados a cada um desses momentos. Procuramos entender a existência da instituição escolar situada nos contextos franceses e brasileiros ao longo do período analisado, acionando uma perspectiva meso de análise, que indicou olhar para o processo no movimento de escala macro e micro das relações entre educação e história franco-brasileira.
Título em inglês
The French Lyceum in Rio de Janeiro (1915-1965): school institutions and diffusion of French culture abroad
Palavras-chave em inglês
And circulation
Cultural diffusion
Cultural politics
French Lyceums
Pedagogical models
School archives
School institutions
Sites of sociability
Resumo em inglês
It is an object of this research to understand the process of constitution, creation and development of French Lyceum to Colégio Franco-Brasileiro in the time frame that starts in 1915 and ends in its 50th anniversary, in 1965, using a diverse repertoire of periodicals and archives Frenchs and Brazilians as information source. The elaboration of this compilation showed that our object should be focuses on three distinct temporalities: Lycée Français, Liceu Franco-Brasileiro and Colégio Franco-Brasileiro, starting from the institutions history focused on three major characters: Claude Alexandre Brigole, Georges Dumas and Renato Almeida, associated with each of these moments. This research seeks to understand the existence of the school located in the French and Brazilian contexts in the long time frame analyzed from a meso perspective, showing that the transition process in macro and micro scales of the relationship between education and French-Brazilian history must be observed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
corpo_rev.pdf (6.12 Mbytes)
intro_rev.pdf (132.96 Kbytes)
Data de Publicação
2012-07-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.